• Encontro Biografias no Pós-Abolição07 dez 201714h00
    Endereço: Praia de Botafogo, 190, sala 537 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 07 Dezembro 2017
    Horário: 14h00

O Laboratório de Estudos Étnico-Raciais (LEER) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC)  e o Grupo Cultura Negra no Atlântico (CULTNA) realiza o evento "Encontro Biografias no Pós-Abolição", que visa debater textos que analisam a vida e a trajetória de personagens negras após a abolição da escravatura e, dessa forma, apresentar uma nova perspectiva sobre a história do Brasil República.

O encontro faz parte da agenda de pesquisa do CULTNA e do LEER que integram o projeto Biografias no pós-abolição, financiado pela Capes. Esta edição vai reunir os professores Ynaê Lopes dos Santos (CPDOC) e Amilcar Pereira (UFRJ).

Os debates vão abordar as obras “Doença Mental, raça e sexualidade nas teorias psiquiátricas de Juliano Moreira”” e “Era só mais um Silva que a estrela não brilha? Paulo Silva e as Relações Raciais no Brasil".

• Ynaê Lopes dos Santos
    é professora adjunta no CPDOC e coordenadora do Laboratório de Estudos Étnico Raciais da FGV. Trabalha com relações étnico raciais com ênfase nos estudos de História da Escravidão nas Américas.
  • Amilcar Pereira
    é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof. História) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua nas áreas de Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais e formação de professores. Fez pós-doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos (2015-2016).

Sede FGV - Sala 537
Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ