Evento apresenta iniciativas de inovação pedagógica
O encontro, realizado no Rio de Janeiro, contou com diversos painéis temáticos ao longo do dia e reuniu docentes, coordenadores e diretores.
No dia 30 de outubro, o Hub de Inovação Pedagógica da Fundação Getulio Vargas (HIP FGV) realizou o II Seminário de Inovação Pedagógica na Sede da FGV, no Rio de Janeiro. O objetivo principal do encontro é a criação de espaços colaborativos entre docentes, coordenadores e diretores, focados na reflexão sobre o ensino e no compartilhamento de iniciativas de inovação pedagógica.
Entre os principais temas abordados, foram destacados o compromisso com a inovação pedagógica, os desafios contemporâneos no ensino superior, como o engajamento discente na economia da atenção, a integração entre teoria e prática, a saúde mental da comunidade acadêmica e o foco em aprendizagem por competências.
Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa sobre o impacto da Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior a fim de promover reflexões sobre questões pedagógicas e boas práticas para o uso da IA no processo de ensino-aprendizagem. Clio Radomysler, líder de projetos do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP) e do Hub de Inovação Pedagógica da FGV (HIP FGV) diz que o evento contribuiu para a disseminação do conhecimento por meio do estudo: "Apresentar nossa pesquisa sobre a IA Generativa no seminário foi uma oportunidade valiosa para que nosso estudo ganhe maior alcance e para a promoção de um diálogo ativo sobre os desafios e boas práticas para incorporação da IA no Ensino Superior".
Marina Feferbaum, coordenadora do HIP FGV e do CEPI FGV Direito SP relata que o HIP FGV vem trabalhando fortemente na promoção de inovação pedagógica: “Atualmente somos mais de 40 pessoas representando 15 unidades da fundação que se reúnem quinzenalmente para discutir, construir, compartilhar e produzir materiais. Isso é um testemunho do comprometimento da FGV em liderar a inovação na educação. Sabemos que a inovação pedagógica não é apenas um conceito, é uma missão que abraçamos com entusiasmo que só vamos alcançar com a troca coletiva como é construída em cada um dos nossos encontros e - que - buscamos expressar na construção deste seminário que fizemos com todo cuidado para garantir o protagonismo de cada participante, dotado de sua experiência e olhar singular.”
O evento contou com diversos painéis temáticos ao longo do dia e consolida a FGV como uma referência em inovação educacional, promovendo um ambiente de desenvolvimento colaborativo e práticas sustentáveis na formação acadêmica.
Leia também