Institucional

FGV lança primeira competição de Dispute Boards para universitários

Iniciativa pioneira busca disseminar o uso dos comitês como ferramenta de resolução de conflitos entre estudantes de Direito, Engenharia e Arquitetura.

Compartilhe:
FGV lança primeira competição de Dispute Boards para universitários

A Câmara FGV de Mediação e Arbitragem anuncia o lançamento da I Competição de Dispute Boards da Fundação Getulio Vargas. A apresentação do projeto aconteceu no dia 17 de outubro, em visita à Universidade Mackenzie, em São Paulo.

O evento buscou detalhar a iniciativa aos estudantes de Direito, Engenharia e Arquitetura da faculdade, e marca um passo significativo na promoção do conhecimento sobre ferramentas extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos, que têm se mostrado cada vez mais relevantes e necessários no cenário brasileiro atual. A competição conta com o apoio de instituições como a Dispute Resolution Board Foundation (DRBF) e o Infra Women.

O projeto

A Competição de Dispute Boards da Fundação Getulio Vargas é a primeira na matéria de DBs no mundo, e tem como principal objetivo a promoção do comitê de solução de controvérsias como uma abordagem apropriada para a resolução de disputas, além de incentivar o debate e o estudo do tema, contribuindo para a formação de profissionais especializados e qualificados para atuar neste procedimento tanto no Brasil quanto internacionalmente. A competição é aberta para estudantes das áreas de Direito, Engenharia e Arquitetura.

A FGV Câmara

A unidade funciona como uma espécie de cartório judicial e é responsável pela gestão dos procedimentos. Quando surge uma disputa e as partes pactuam que a resolução será por via de algum método extrajudicial - como arbitragem, mediação e dispute boards - seja desde o momento de assinatura do contrato ou posteriormente, a parte procura a secretaria da Câmara FGV e entrega os documentos básicos para a disputa, listados no Regulamento da Câmara referente ao procedimento escolhido.

Uma vez recebido esse pedido de instauração e recolhido o valor referente à taxa e abertura do procedimento, a Câmara é responsável por notificar a contraparte e, posteriormente, acompanhar todo o fluxo do procedimento desde a constituição até o encerramento.

A Câmara celebra, em 2024, 22 anos de história desde sua fundação. Nesse período, tornou-se referência no cenário nacional, por seu modelo de gestão de procedimentos e pelo comprometimento compatível com a qualidade trazida pelo selo FGV.

Para mais informações sobre a FGV Câmara, acesse o site.

Mais informações

Os interessados em saber mais sobre a Competição e/ou explorar como sua universidade ou escritório/empresa de Arquitetura, Engenharia ou Direito pode participar, podem saber mais detalhes neste site, ou em contato com a Comissão Organizadora para agendar uma formação através do e-mail: competicao.db@fgv.br.