FGV promove debates estratégicos com líderes mundiais em apoio à agenda do G20
Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia; Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul; Jonas Gahr Store, Primeiro Ministro da Noruega; e Justin Trudeau, Primeiro Ministro do Canadá, estiverem presentes na FGV para a Conferência Global Citizen Now por ocasião do G20 Brasil.
No domingo, dia 17 de novembro, quatro líderes mundiais participaram de painéis de debate promovidos pela Diretoria Internacional da FGV em apoio à agenda do G20 Brasil. O tema dos painéis alinhou-se às prioridades definidas pela presidência brasileira do G20: combate à fome e à pobreza em um cenário global de transição energética e desenvolvimento sustentável.
Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, participaram de um painel conjunto no qual debateram a importância do financiamento para a transição energética. A África do Sul assumirá a próxima presidência do G20. A transição energética justa é tema prioritário para o país e para o continente africano e a cooperação com a União Europeia é fundamental para garantir investimentos em energias renováveis.
Jonas Gahr Store, Primeiro-Ministro da Noruega, enfatizou a cooperação norueguesa para o combate ao desmatamento em países como o Brasil, a Colômbia e a Indonésia. Durante sua fala, o primeiro-ministro norueguês anunciou um aporte de 60 milhões de dólares ao Fundo Amazônia.
O Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau, que assumirá a presidência do G7, destacou a importância de aliar o crescimento econômico com o desenvolvimento sustentável, priorizando a adaptação aos desafios das mudanças climáticas e políticas públicas que gerem incentivos à inovação com foco na economia de baixo carbono.
A FGV participou ativamente das atividades desenvolvidas pelo G20 Brasil. Além de abrir suas portas para conferências acadêmicas, sediou a Coordenação Nacional do G20 Brasil e o credenciamento oficial do G20. O Programa de Aluno Voluntário do G20 proporcionou uma oportunidade única para nossos alunos apoiarem e participarem desse importante encontro diplomático.
Leia também