Institucional

Rubens Penha Cysne toma posse na Academia Brasileira de Educação

Em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, o Professor Rubens Penha Cysne, diretor da FGV EPGE, assumiu a Cadeira n° 3, do patrono Abreu Fialho, em sucessão ao acadêmico João Paulo do Valle Mendes, falecido em 2018.

Compartilhe:
Rubens Penha Cysne toma posse na Academia Brasileira de Educação

Confraternização entre os Acadêmicos da ABE, da esquerda à direita: Luiz Pedro San Gil Jutuca; Francis Bogossian; José da Silva Dias; Carlos Alberto Serpa de Oliveira; Arnaldo Niskier; Rubens P. Cysne; Antonio Araujo Freitas; Sidney Mello; e Antonio Celso A. Pereira.

 

No dia 24 de outubro, o professor Rubens Penha Cysne, diretor da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), tomou posse na Academia Brasileira de Educação (ABE). O professor passa a ocupar a Cadeira n° 3, do patrono Abreu Fialho, em sucessão ao acadêmico João Paulo do Valle Mendes, falecido em 2018.  

A cerimônia ocorreu na Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro. Participaram da mesa de nomeação, além do novo Acadêmico, o presidente da ABE e da Fundação Cesgranrio, Professor e Acadêmico Carlos Alberto Serpa de Oliveira; o Ex-Secretário da Educação do Estado do Rio de Janeiro, Professor e Acadêmico Arnaldo Niskier; o atual Reitor da PUC-Rio, Professor Padre Anderson Antonio Pedroso; o Reitor da Universidade Federal Fluminense, Professor e Acadêmico Sidney Mello; e o Conselheiro da Fundação Getulio Vargas, Professor Lindolpho de Carvalho Dias

Na ocasião, o professor Rubens Penha Cysne foi também saudado pelos Professores e Acadêmicos Luiz Pedro San Gil Jutuca, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Francis Bogossian, da Universidade Veiga de Almeida; José da Silva Dias, da UNIRIO; Antonio Araujo Freitas, da FGV; e Antonio Celso A. Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em seu discurso de posse, o professor Rubens Penha Cysne enfatizou a diferença entre educação e ensino: “a educação, incluindo o desenvolvimento de habilidades não cognitivas, precisa crescer perante a sua versão reduzida, o simples ensino... Nas Escolas de pós-graduação, o aluno já percebe com mais clareza que o ensino superior, principalmente nos dias de hoje, já não é suficiente para preparar para a vida, como outrora se dizia. A cada dia a educação passa, mais e mais, a se confundir com a própria vida. Como na bicicleta, quem parar, cai.” 

Confira um trecho da cerimônia no vídeo abaixo: 
URL Vídeo remoto

 

O professor enfatizou, também, a importância da ligação entre o ensino superior e o ensino médio e fundamental: “Uma das grandes satisfações que tive nos últimos anos foi desenvolver o Programa “A FGV EPGE no Ensino Médio”. O ensino fundamental e médio é contagiante para aquele que deseja transmitir o aprendizado e a experiência acumulados. A juventude é sempre exuberante, transbordante, seja na dor ou na alegria, acredito que mais na alegria do que na dor. Feliz é a profissão que nos possibilita esse contato com o futuro antes d’ele chegar.”  

Professor Rubens Penha Cysne e sua esposa Anja Emsden

Além de agora membro da Associação Brasileira de Educação, Professor Rubens Cysne é também Membro do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Conselho de Economia da FIRJAN, do Conselho de Economia da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho de Economia da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).