2° Semana de Educação Executiva faz sucesso em São Paulo
Na comparação com a primeira edição, houve um crescimento de 50% no número de participantes que assistiram as palestras, em sua maioria, interessados nos programas de MBA da FGV.

O FGV Management promoveu, entre os dias 11 e 15 de julho, a 2ª Semana de Educação Executiva, que reuniu especialistas de grandes organizações para debater assuntos e tendências de gestão e negócios. Na comparação com a primeira edição, houve um crescimento de 50% no número de participantes que assistiram as palestras, em sua maioria, interessados nos programas de MBA da FGV.
Entre os temas abordados, um dos que mais chamou a atenção foi o Gerenciamento de carreiras em tempo de crise, abordado pelo palestrante Carlos Eduardo Balote (superintendente de Gestão de Pessoas do Grupo Solví). Segundo o executivo, duas características marcam a evolução das carreiras: a dinâmica transformação e as imposições do mercado, que acarretam a extinção de muitas profissões ao longo do tempo. ?Apenas por meio de um processo muito aprofundado de autoconhecimento, o profissional consegue superar os momentos de crise e se reinventar. Todas as profissões estão passando por profundas transformações e o executivo é convocado a todo o momento a se superar e apresentar resultados?, disse.
Outra palestra com bastante audiência debateu a aplicabilidade da obra Teoria dos Jogos e Relações Internacionais, ministrada pelo professor Umberto Mignozetti (stanton fellow da FGV e candidato a Ph.D pela New York University). ?A Teoria dos Jogos permite analisar as escolhas políticas, econômicas e de segurança dos países com base em suas preferências e nas preferências dos outros?, explica o professor, que atribui essa possibilidade à interdependência entre os Estados, que torna impossível a tomada de decisões sem uma análise detalhada das opções políticas que se apresentam diante deles. O uso desse método como instrumento de decisão é extremamente importante não apenas para governos, mas também para executivos e empresas, ao planejarem suas ações. ?No Brasil, sua utilização ainda é incipiente, mas é amplamente difundido nos Estados Unidos e na Europa, tanto por policy makers quanto por empreendedores privados?, explicou.
A palestra Negociações de Alto Impacto com Técnicas de Neuromarketing, ministrada pelo professor Newton Rodrigues Lima (sócio e CEO da Blueway Consultoria, Ph.D em Business Administration pela Universidade da Flórida e com especialização em negociação pela Harvard Law School), também fez bastante sucesso entre os presentes. Atuando em parceria com os ouvintes, o professor percorreu todas as etapas de um processo de negociação, destacando a importância de se dominar essas técnicas, não apenas no ambiente executivo, como nas mais diversas esferas da vida privada.
O evento contou ainda com uma palestra sobre Perspectivas de carreira em relações governamentais e institucionais, com Wanderley Mariz (diretor corporativo de Relações Institucionais da Contax e professor do MBA em Relações Governamentais da FGV).
Saiba mais sobre os programas de MBA da FGV no site.
Leia também