Ciências Sociais

Arquibancadas políticas: Especialistas falam sobre torcidas antifascistas no Brasil

Nesse contexto, o webinar visa discutir o que se sabe cientificamente sobre esses agrupamentos, as influências nacionais e internacionais que os configuram, bem como de que maneira o interesse pela participação política e pelo futebol de espetáculo se articulam

Compartilhe:
Arquibancadas políticas: Especialistas falam sobre torcidas antifascistas no Brasil

O Laboratório de Estudos do Esporte do FGV CPDOC realiza, no dia 6 de novembro, o webinar “Arquibancadas políticas: pesquisas sobre torcidas antifascistas no Brasil”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 14h.

Os meses de maio e junho de 2020 assistiram à emergência de torcedores organizados de clubes de futebol, conhecidos pela denominação de Antifas, que ganharam visibilidade pública em atos e protestos de rua. Juntamente a outros segmentos sociais, as torcidas Antifascistas participaram de manifestações em grandes cidades brasileiras e posicionaram-se politicamente diante da conjuntura atual por que passa o Brasil e o mundo durante a pandemia.

Nesse contexto, o webinar visa discutir o que se sabe cientificamente sobre esses agrupamentos, as influências nacionais e internacionais que os configuram, bem como de que maneira o interesse pela participação política e pelo futebol de espetáculo se articulam.

Participam do evento Felipe Tavares Lopes (Universidade de Sorocaba/UNISO), Caio Pinheiro (Universidade Estadual do Ceará/UECE) e Nathalia Borges (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio). A moderação fica a cargo do professor do FGV CPDOC, Jimmy Medeiros.

Para mais informações e inscrições acesse o site.