Aula Magna de Mestrado discute Comunicação Corporativa em tempos de Inteligência Artificial

O evento, promovido pela FGV EAESP, explorou o tema "Comunicação Executiva como Vantagem Competitiva", destacando reflexões sobre o impacto da IA no ambiente corporativo
Comunicação
29 Agosto 2024
Aula Magna de Mestrado discute Comunicação Corporativa em tempos de Inteligência Artificial

No início do mês, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) promoveu a Aula Magna do Mestrado Profissional em Administração, marcando o início da jornada dos alunos da turma de 2024. O evento abordou o tema "Comunicação Executiva como Vantagem Competitiva: Estratégias, Tendências e a Revolução da Inteligência Artificial", trazendo à tona reflexões sobre o impacto da IA no mundo corporativo e a importância da adaptabilidade em tempos de transformação tecnológica.

Paul Ferreira, coordenador do curso, deu as boas-vindas aos novos alunos e destacou a essência do programa: formar gestores-cientistas. "Nosso objetivo é capacitar profissionais que utilizem fundamentos científicos para solucionar os desafios do mundo corporativo. A tecnologia avança em uma velocidade impressionante, e nossa capacidade de adaptação está sendo constantemente testada. Precisamos estar sempre atentos às mudanças", afirmou Ferreira.

Comunicação como aliada da pesquisa científica

A primeira palestrante da manhã, Maria Paola de Salvo, jornalista e fundadora da startup Easy Telling, trouxe uma visão prática sobre a interseção entre ciência e comunicação. "Hoje, mais de 80% das pesquisas científicas acabam não se transformando em aplicações práticas e sendo aproveitadas devido à falha na comunicação com os stakeholders", explicou Paola. Durante sua apresentação, ela ofereceu seis passos essenciais para garantir que uma pesquisa científica tenha aplicabilidade prática, além de dicas valiosas sobre como comunicar de maneira eficaz, levando em conta o público-alvo, os objetivos, a linguagem, o formato e o canal de comunicação.

Paola ressaltou a importância de conectar pesquisas científicas a stakeholders de forma eficiente, diminuindo o abismo entre a teoria e a prática. "Muito conhecimento é perdido por não ser comunicado de forma correta e para as pessoas certas", afirmou. Sua fala reforçou a ideia de que a comunicação é um fator determinante para que inovações acadêmicas ganhem vida no ambiente corporativo.

Emoção e confiança como pilares da comunicação

Fabio Josgrilberg, jornalista e professor da FGV EAESP, conduziu uma dinâmica interativa com os alunos, destacando que a comunicação eficaz está fundamentada em dois pilares essenciais: confiança e emoção. "Dominar a comunicação significa saber equilibrar esses dois fatores em qualquer situação", explicou Josgrilberg, que incentivou os alunos a pensarem sobre como essas duas dimensões influenciam a eficácia das suas interações diárias.

A fundadora da escola de comunicação CALOR e aluna do Mestrado Profissional em Administração, Larissa Santana, também trouxe uma reflexão provocadora com uma dinâmica prática. Divididos em duplas, os participantes tiveram que redigir uma proposta convincente para que o colega pagasse a mensalidade do próximo mês do mestrado. O exercício se desdobrou em uma comparação entre uma proposta escrita por um humano e outra gerada por uma Inteligência Artificial (IA). Os resultados surpreenderam: a Inteligência Artificial teve avaliações superiores que os humanos em todos os critérios de maior credibilidade, conectividade e disposição para aceitar a proposta.

A dinâmica gerou uma rica discussão entre os alunos sobre os desafios de comunicar de maneira eficaz em um mundo onde a IA está cada vez mais presente. "Será que, no futuro, a comunicação de líderes e times será toda feita por IA?", questionou Larissa, deixando a turma pensativa sobre as implicações desse cenário. "Se isso acontecer, do que sentiremos falta?"

O poder do storytelling

Para encerrar o evento, Bruno Mano, empreendedor e professor, subiu ao palco para falar sobre o poder do storytelling na comunicação corporativa. Mano enfatizou a importância de transmitir, além da informação, confiança, emoção e interesse. "A IA pode ser uma ferramenta poderosa, mas ainda não consegue se conectar emocionalmente com o público da mesma forma que um ser humano pode", afirmou. Ele ressaltou a importância de compreender a dor e o desejo do interlocutor para criar uma comunicação eficaz e envolvente.

Segundo Mano, o segredo de uma comunicação bem-sucedida está em contar histórias de maneira clara e adaptada ao público, utilizando o que ele chamou de "transporte narrativo". "A chave é fazer o público se sentir dentro da história", explicou. Ele finalizou destacando a importância do investimento, do posicionamento e dos processos para uma comunicação de sucesso.

Para mais informações sobre o Mestrado Profissional em Administração (MPA) da FGV EAESP, clique aqui.

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