Professora da FGV Comunicação participa de lançamento de guia sobre o uso de telas por crianças e adolescentes a convite da SECOM
Publicação tem objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável

A professora e pesquisadora da FGV Comunicação, Renata Tomaz, participou da roda de conversa sobre a publicação "Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais", documento organizado pela SECOM, a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal. O lançamento foi realizado no dia 11 de março, no Auditório Ana Paula Crosara, no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em Brasília, e contou com a participação da sociedade civil, especialistas no assunto e instituições que auxiliaram na construção do guia, como a organização sem fins lucrativos Instituto Alana.
O objetivo da publicação é construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável para crianças e adolescentes, contendo recomendações sobre como utilizar os dispositivos digitais de maneira saudável e como combater seu uso excessivo. Nesse contexto, o evento contou com uma roda de conversa sobre o assunto.
A professora estuda a relação das crianças com as redes sociais, e sua fala na palestra pontuou a responsabilidade dos pais e responsáveis e a importância de falar da cartilha para a sociedade civil, em ambientes de convivência como escolas e condomínios e nas próprias redes. Além disso, Renata também refletiu sobre a importância de escutar as crianças no ambiente da vida cotidiana, para não haver a construção de hábitos nocivos nas mídias sociais. Segundo ela, poder ouvir esses indivíduos é fundamental, e isso é uma responsabilidade de todos:
“Muitas vezes essas crianças estão nesses espaços querendo ser ouvidas e precisamos, como sociedade, aprender a escutá-las. Se a gente não escutar, alguém vai, e não é necessariamente uma escuta saudável. Essas plataformas são como janelas, onde as crianças podem ver muitas coisas, mas ao mesmo tempo, também ficam muito expostas”, afirmou no evento.
A mesa completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Twq_uSxebJY
Leia também