Comunicação

Exibição de documentário debate os impactos da inteligência artificial nas democracias contemporâneas

Documentário e mesa de discussão reuniram especialistas e comunidade acadêmica em São Paulo

Compartilhe:
Professores e profissionais sentados debatendo o documentário

A FGV Comunicação, o Alumni FGV EAESP e a Coordenação do Doutorado e Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da FGV EAESP promoveram, no dia 26 de março de 2025, a exibição do documentário Democracias Artificiais: Eleições na era da IA, seguida de debate com especialistas. O evento foi realizado no auditório da FGV, na Avenida 9 de Julho, em São Paulo, e reuniu alunos, professores, ex-alunos e representantes de instituições parceiras. 

Com produção executiva de Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV Comunicação, e direção de Leila Sterenberg, o documentário analisa o impacto da inteligência artificial no processo eleitoral de 2024. Em 40 minutos, o filme abordou temas como deepfakes, algoritmos, vieses de dados e riscos à equidade democrática. 

Após a exibição, os participantes acompanharam uma mesa de discussão com os realizadores do documentário e o professor Marco Antonio Carvalho Teixeira (FGV EAESP), com mediação sugerida de José Roberto de Toledo (Folha de S.Paulo). O debate centrou-se nas ameaças e oportunidades que a IA representa para as democracias. 

O encontro integrou a programação de eventos que fomentam a reflexão crítica sobre tecnologia e políticas públicas no ambiente acadêmico.