Automação da ciência, inteligência artificial e robótica são temas de encontro virtual

Ciências Sociais
23 Julho 2021

O FGV CPDOC promoverá, no dia 26 de julho, às 14h, no canal do Youtube da FGV, o webinar ”Automação da ciência: uma visão antropológica”. O encontro vai contar com a participação do doutor em antropologia social pela Universidade de Manchester no Reino Unido, Vlad Schüler Costa. Baseado principalmente em um caso empírico – o projeto ‘Robot Scientist’ –, o palestrante abordará o que significa, na prática, a automação da ciência; quais as promessas por trás de projetos relacionados ao tema; as questões, de cunho social e político, que surgem a partir deles; para que e para quem são essas tecnologias.

Em laboratórios mundo afora, cientistas desenvolvem suas pesquisas no emergente campo da automação da ciência (‘science automation’), utilizando de métodos e técnicas de inteligência artificial e robótica. Tais pesquisas têm como objetivo o desenvolvimento de equipamentos e instrumentos que automatizem o próprio processo científico – tanto em seus aspectos manuais quanto em seus aspectos mentais. Mais que ferramentas que executem tarefas árduas ou enfadonhas, muitas destas tecnologias são (ou almejam ser) capazes de fazer análises sofisticadas, de ler e interpretar publicações científicas, e até mesmo de propor novas ideias ou fazer descobertas científicas.

Para realizar sua inscrição acesse o link.