‘Brasília: a arte do cinema’: Mostra de filmes em formato de minicurso recebe inscrições
A FGV Arte recebe inscrições para o primeiro ciclo de exibição de filmes. A mostra “Brasília: a arte do cinema” é uma parceria com o Cineclube da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) e o Museu Nacional da República, que tem a capital como personagem central. A programação, composta por quatro encontros seguidos de debates, propõe uma variedade de perspectivas, desde o impacto político até o arquitetônico da cidade.
A mostra destaca a diversidade de olhares sobre Brasília e seus habitantes. Os filmes selecionados têm uma variedade de perspectivas, abordando desde o impacto político e arquitetônico da cidade até as experiências pessoais e coletivas dos que a construíram e dos que nela vivem. Essa diversidade é essencial para compreender sua complexidade - uma cidade que é, simultaneamente, símbolo de modernidade e palco de profundas desigualdades sociais. Ao reunir diferentes vozes e narrativas, a mostra celebra a multiplicidade cultural e social da capital federal e os desafios que refletem as tensões e aspirações do Brasil contemporâneo.
Brasília, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1987, é a grande homenageada dessa iniciativa, pois, vale destacar que, além de ser retratada no cinema nacional, é um polo de produção cinematográfica. A cidade tem inspirado cineastas locais, que exploram suas paisagens urbanas, seu ambiente político e suas histórias sociais.
Confira a programação:
08/08/2024
OS ANOS JK - uma trajetória política, de Silvio Tendler. Rio de Janeiro, Caliban, 1980. (110 min.) – 18h
Sinopse: O documentário resgata a trajetória política do presidente Juscelino Kubitschek, com ênfase em seu projeto 50 anos em 5. Utilizando imagens de arquivos e depoimentos de personalidades políticas, o filme aborda temas como a consolidação da democracia no país, a industrialização e a construção de Brasília.
Debatedor: Bárbara Goulart
13/08/2024
OSCAR NIEMEYER: a vida é um sopro, de Fabiano Maciel. Rio de Janeiro, Santa Clara, 2007. (90 min.) – 18h
Sinopse: O documentário tem como fio condutor o depoimento do arquiteto Oscar Niemeyer que fala sobre seus ideais, formas de trabalhar e concepção de seus principais projetos, dentre eles, Brasília. Imagens de arquivo e depoimentos de artistas, arquitetos, políticos e intelectuais contribuem para retratar a vida do personagem principal.
Debatedores: João Niemeyer e José Carlos Sussekind
22/08/2024
CONTERRÂNEOS Velhos de Guerra, de Vladimir Carvalho. Sagres Filmes, (175 min.) – 17h
Sinopse: O documentário apresenta os atores sociais que migraram de diversas partes do Brasil, especialmente do Nordeste, e chegaram a Brasília para trabalhar na construção da futura capital brasileira. Seus depoimentos constroem um panorama cruel das lutas, decepções e condições de trabalho que levaram a um grande número de mortes desses que ficaram conhecidos como candangos.
Debatedores: Vladimir Carvalho e Carlos Alberto Mattos
29/08/2024
Sessão de curtas – 18h
- CIDADÃO Candango, de Ícaro Jatobá. Rio de Janeiro, CPDOC NAD, 2019. (13 min.)
Sinopse: Em 1959, o retirante nordestino Paulo Firmino chega a Brasília, em frenético ritmo de construção. Na mala, sonho de dinheiro fácil e uma vida melhor. Na pele, trabalho árduo e exaustivo. No documento, cidadão candango.
(Filme produzido na VI Oficina de Produção Audiovisual ofertada pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC)
- AS CONSTITUINTES de 88, de Gregory Baltz. Rio de Janeiro, CPDOC NAD, 2018. (14 min.)
Sinopse: Em meio a uma Assembleia composta, majoritariamente, por homens, as 26 mulheres que participaram da Constituição de 1988 levantaram, de maneira suprapartidária, bandeiras para garantir igualdade de gênero nas discussões sobre direitos sociais e políticos.
(Filme produzido na V Oficina de Produção Audiovisual ofertada pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC, e selecionado para a 24ª.edição do Festival Internacional É Tudo Verdade)
- TEMPO de Derruba, de Gabriela Daldegan e João Vasconcelos. Brasília (DF), 2021 (30 min)
Sinopse: Próximos da Praça dos Três Poderes, os moradores da Ocupação do CCBB contam suas histórias e denunciam a crueldade do Estado que, de forma ilegal, destrói violentamente barracos de famílias que não têm para onde ir.
- LEUCEMIA, de Noilton Nunes. Rio de Janeiro, Lente Filmes, 1978. (9 min.)
Sinopse: Baseado no depoimento de Maria Helena Moreira Alves, irmã do então deputado federal cassado em 1968, Marcio Moreira Alves, o filme revela o cenário político brasileiro e um fato ocorrido, em 1978, no aeroporto internacional de Lisboa com um casal de brasileiros exilados em Portugal.
Debatedores: Ícaro Jatobá, Gregory Baltz e Noilton Nunes
MINICURSO
A programação da mostra compõe quatro encontros durante o mês de agosto, sempre com debates ao final de casa sessão. Os participantes que tiverem 75% de presença confirmada receberão o certificado do minicurso. É necessário fazer inscrição prévia no formulário a seguir:
Data: 08 a 29/08/24
Horário: 18h às 21h
Local: FGV Arte - Praia de Botafogo, 190 – Botafogo, Rio de Janeiro
Para realizar sua inscrição, clique aqui.
Notícias relacionadas
- Comunicação09/09/2024
- Comunicação06/09/2024
- Comunicação29/08/2024