Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV comemora 4 anos
Ao longo desse tempo, o Centro de Pesquisa participou, ainda, de congressos, seminários, palestras, fóruns de debates, cursos e aulas sobre os diversos assuntos englobados pelas linhas de pesquisa.
O Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV, sob a coordenação do professor da FGV, Ministro Luis Felipe Salomão, comemora quatro anos com dez estudos publicados, duas notas técnicas e 12 pesquisas em andamento, inseridos em cinco linhas de pesquisa que abrangem governança digital e inovação; sustentabilidade e responsabilidade social; democracia; direitos humanos; e solução e conflitos.
Ao longo desse tempo, o Centro de Pesquisa participou, ainda, de congressos, seminários, palestras, fóruns de debates, cursos e aulas sobre os diversos assuntos englobados pelas linhas de pesquisa, assim como estabeleceu parcerias com variadas instituições de ensino, órgãos públicos e empresas privadas, sempre com o objetivo de difundir o conhecimento.
Nesse breve tempo de existência, desde 24 de julho de 2019, o Centro conta com pesquisas premiadas e um corpo de pesquisadores especializado e independente para aprofundar assuntos que mais movimentam o debate jurídico, político e social no Brasil e no mundo, com a perspectiva contribuir de forma prática com o aperfeiçoamento do sistema de justiça. O reconhecimento em âmbito internacional foi consolidado no XI Fórum Jurídico de Lisboa, que contou com um painel específico voltado à apresentação das pesquisas do Centro, além de inúmeras referências a esses estudos feitas pelos expositores e palestrantes ao longo de todo o evento.
Para os próximos anos, o Centro se prepara para ampliar as parcerias institucionais, bem como os temas estudados, a produção científica e sua inserção na comunidade acadêmica internacional. Para acompanhar as pesquisas e atividades, acesse o site ciapj.fgv.br.
Neste momento, o Centro de Inovação conta com a seguintes pesquisas em andamento:
Moderação de conteúdo nas plataformas digitais;
Plataformas de comércio eletrônico: centros de solução de conflitos
Online dispute resolution: um estudo à luz da Resolução Nº 358 do CNJ
Perfil da advocacia: 1º estudo demográfico da advocacia brasileira
Dispute board nos contratos de infraestrutura
Análise da adequação dos critérios de técnica e preço para licitações de concessão de saneamento
Relevância da questão de direito federal: histórico, direito comparado, instrumentos semelhantes e impacto legislativo – revisada e ampliada
Ao longo desses quatro anos, o Centro publicou os seguintes estudos:
Inteligência Artificial: Tecnologia aplicada à gestão dos conflitos no âmbito do Poder Judiciário brasileiro - 3ª fase
Especialização e Consensualidade na Recuperação de Empresas
Relevância da Questão de Direito Federal: Histórico, Direito Comparado, Instrumentos semelhantes e Impacto Legislativo – 1ª edição
Artificial Intelligence: technology applied to conflict resolution in the brazilian judiciary - 2nd edition
Nota Técnica sobre o Substitutivo ao Projeto de Lei nº. 21 de 2020 enviado ao Senado Federal
Um Estudo do Processo de Recuperação de Empresas: Relatório Preliminar Analítico Propositivo: Métricas de qualidade e efetividade da justiça brasileira: um estudo do processo de recuperação de empresas
Relatório de Pesquisa: Tecnologia aplicada à gestão dos conflitos no âmbito do poder judiciário - 2a fase
Marco Legal da Inteligência Artificial: Nota Técnica sobre o Projeto de Lei Nº. 21/2020
Artificial Intelligence: technology applied to conflict resolution in the brazilian judiciary
Relatório de Pesquisa: tecnologia aplicada à gestão dos conflitos no âmbito do poder judiciário brasileiro – 1ª Fase
Estudo da Imagem do Poder Judiciário
Leia também