Cineasta Emílio Domingos fala de relação entre cinema e ciências sociais na FGV

Além de cineasta, o convidado é cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários.
Ciências Sociais
11 Junho 2019
Cineasta Emílio Domingos fala de relação entre cinema e ciências sociais na FGV

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) realiza, no dia 11 de junho, às 11h, a palestra “Cinema e Ciências Sociais”, com o cineasta Emílio Domingos. O evento será realizado no auditório 306 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ) e integra o “Ciclo de Debates - O mercado de trabalho para o cientista social no Brasil”.

Além de cineasta, Emílio é cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e é curador e mediador do Documenta-se Cineclube. Também é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas.

Sua carreira como diretor inclui a produção dos longas “Deixa na Régua”, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio (2016), “A Batalha do Passinho”; vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2012), “L.A.P.A.”; Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008). Também dirigiu os curtas “A Palavra Que Me Leva Além: Histórias do Hip Hop Carioca”, “Quando Xangô Apitar”, “O Bloco Está na Rua”, “Pretinho Babylon”, “Cante um Funk Para um Filme”, “Minha Área”, “Família Tetra’, entre outros.

O evento é organizado pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC, um laboratório que propõe inserir alunos e pesquisadores de Ciências Sociais no universo audiovisual, tanto em termos de reflexão quanto de experimentação e produção.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.