Colóquio avalia impacto de megaeventos em pesquisas sobre esportes

O evento reunirá, nos dias 30 de março e 10 de abril, pesquisadores para debater sobre o legado deixado pela Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.
Ciências Sociais
15 Março 2017

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza o Colóquio “Depois dos megaeventos esportivos: um balanço das pesquisas sobre esporte no Brasil”. O evento reunirá, nos dias 30 de março e 10 de abril, pesquisadores para debater sobre o legado deixado pela Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

No dia 30 de março, no Rio de Janeiro, Fernando Segura Trejo, do Departamento de Sociologia da UFG, vai falar sobre o tema de inclusão social. Sua pesquisa engloba, além da Copa de 2014 e os Jogos Paraolímpicos de 2016, a Eurocopa de 2016, maior torneio de futebol da Europa, disputado na França. Sua palestra terá como tema: “Entre a Copa 2014, os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e a Eurocopa na França: um acompanhamento dos festivais e da agenda de inclusão social por meio do esporte”.

O Colóquio terá sequência em Goiás, no dia 10 de abril. O professor do CPDOC, Bernardo Buarque, e a pesquisadora Daniela Alfonsi (USP e Museu do Futebol), palestram sobre memória e patrimônio do esporte mais popular do mundo. O tema da apresentação será "Futebol, memória e patrimônio & Territórios do Torcer – uma análise da implantação de dois projetos de História Oral para o acervo do Museu do Futebol".

Para mais informações, acesse o site.