Comitê Científico sobre História Social do Trabalho passa a ter representante do FGV CPDOC
Ciências Sociais
11 Janeiro 2018

Comitê Científico sobre História Social do Trabalho passa a ter representante do FGV CPDOC

O ITH é uma rede internacional de instituições de pesquisa e historiadores preocupados com a história das relações trabalhistas, dos trabalhadores, do movimento operário e outros movimentos sociais.

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) será representada no Comitê Científico Internacional da International Conference of Labour and Social History (ITH). Em sua última assembleia geral, a ITH decidiu por unanimidade convidar o professor Paulo Fontes para compor este recém-criado conselho consultivo. 

O ITH é uma rede internacional de instituições de pesquisa e historiadores preocupados com a história das relações trabalhistas, dos trabalhadores, do movimento operário e outros movimentos sociais. Atualmente, cerca de 100 instituições e um número crescente de membros individuais de cinco continentes estão associados ao ITH. 

A instituição planeja e organiza conferências científicas internacionais com um novo tema a cada ano. Atualmente, o ITH é presidido por Marcel van der Linden, tendo David Mayer como vice-presidente. Historiadores e personalidades da comunidade científica internacional que se destacam em suas áreas de atuação são convidados a participar do Comitê Científico Internacional, como é o caso do professor do FGV CPDOC. 

Paulo Fontes é historiador, professor e pesquisador do FGV CPDOC, onde coordena o Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e dos Movimentos Sociais (LEMT). Ele foi professor visitante nas Universidades de Duke (2004) e Princeton (2006-7) nos EUA. Também foi visiting fellow no International Institute of Social History em Amsterdã, Holanda (2013) e no re:work Institute da Humboldt University, em Berlim, Alemanha (2014). Entre 2010 e 2012, foi o coordenador nacional do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História (ANPUH). É autor de artigos e livros nas áreas de história social do trabalho, sindicalismo, migrações e cultura popular. Em 2012, seu livro "Um Nordeste em São Paulo. Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista: 1945-66" ganhou o Prêmio Thomas Skidmore (promovido pelo Arquivo Nacional e pela Brazilian Studies Association) de melhor obra recente sobre a história brasileira no período 1945-1964. 

Os membros do Comitê Científico Internacional são convidados para todas as reuniões do Conselho do ITH, que acontecem a cada mês de maio em Viena e todo setembro em Linz, após a Conferência Anual. Para mais informações, acesse o site.