A cor do cinema: Pesquisadora analisa presença negra nos filmes brasileiros de maior bilheteria nos últimos anos

Luisa Santana vai apresentar um levantamento e análise da presença negra nos 10 filmes brasileiros de maior bilheteria de cada ano entre 2007-2016
Ciências Sociais
08 Outubro 2019
A cor do cinema: Pesquisadora analisa presença negra nos filmes brasileiros de maior bilheteria nos últimos anos

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) recebe, no dia 9 de outubro, a partir das 10h30, a cientista social Luisa Santana para a palestra “A cor do cinema - uma análise da presença negra nos filmes brasileiros de maior bilheteria”. O evento será realizado na sala 1027 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro).

A convidada vai apresentar um levantamento e análise da presença negra nos 10 filmes brasileiros de maior bilheteria de cada ano entre 2007-2016. A partir de uma compreensão do cinema comercial possuindo o potencial de não apenas ser reprodutor de ideologias, mas também criador de expressões em hábitos culturais e de consumo, Luisa propõe uma reflexão sobre a construção das imagens da raça que se tem feito no cinema de massa no Brasil – em especial dos grupos pretos, pardos e brancos.

Integrante do Programa História Oral e do Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC, Luisa Santana desenvolve pesquisa sobre Cinema e Racismo. Membra do NEGRA (Núcleo de Estudos Guerreiros Ramos), é uma das representantes institucionais do FGV CPDOC na IASA (International Association of Sound and Audiovisual Archives).

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.