CPDOC promove palestra sobre arquivos do comunismo e sua preservação
A palestra procura analisar o potencial da documentação relacionada às pesquisas do comunismo em perspectiva global em um contexto que alguns estudiosos denominam de ?revolução dos arquivos?.

O Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC) realiza, no dia 28 de julho, às 14h, a palestra ?Os arquivos do comunismo e a problemática da sua preservação?. O tema será apresentado por Bernhard H. Bayerlein (professor do Instituto de Movimentos Sociais e da Universidade de Bochum, na Alemanha), com comentários de Jean Rodrigues Sales (professor da UFRRJ ? Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
A palestra procura analisar o potencial da documentação relacionada às pesquisas do comunismo em perspectiva global em um contexto que alguns estudiosos denominam de ?revolução dos arquivos?. Esses documentos de partidos políticos comunistas, especialmente os de países do ?socialismo real? (União Soviética, China, Cuba, entre outros), como também dos movimentos sociais, políticos e culturais vinculados ao movimento comunista internacional, são importantes fontes para a história do século XX, alçando seus arquivos à categoria de patrimônio mundial.
Experiências como o Comintern Online ? maior projeto internacional de digitalização dos arquivos russos até o momento realizado ? serão particularmente destacadas por Bayerlein. O impacto decisivo da abertura desses arquivos para a historiografia, a estrutura governamental da qual derivam e as possibilidades de investigação sobre o comunismo e a história do século XX em geral, também serão tratadas nessa palestra. Além disso, serão debatidos os desafios nesse campo do conhecimento, em especial, as discussões sobre a preservação e o acesso livre a esses documentos.
O evento, que possui entrada gratuita, será realizado no edifício-sede da FGV, localizado na Praia de Botafogo, 190, 10º andar (auditório 1014), no Rio de Janeiro. Não há necessidade de inscrição prévia.
Leia também