Ciências Sociais

CPDOC recebe convidado internacional para falar sobre futebol e ficção na América Latina

Shaw Stein vai explorar o legado satírico da ficção literária de futebol da América espanhola. O autor estabelece como autores contemporâneos da literatura de futebol, como Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Mario Benedetti, teceram suas críticas sobre práticas de exclusão, a intimidação, a corrupção e viciação de resultados.

Compartilhe:

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com o Laboratório de História do Esporte e do Lazer da URFJ (Sport), recebe o professor Shawn Stein (Dickinson College) para a palestra "Jogar de forma justa - a tradição satírica na ficção de futebol da América espanhola". O evento será realizado no dia 25 de maio, às 14h, no auditório 1014 do edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 190).

O convidado internacional vai explorar o legado satírico no corpus emergente de ficção literária de futebol da América espanhola. Ao explorar as intersecções entre a sátira e o mito de fair play, o autor estabelece como autores contemporâneos da literatura de futebol foram, nas últimas décadas, invocando as trepidações exigentes articuladas por autores como Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Mario Benedetti através de críticas de práticas de exclusão, a intimidação, a corrupção e viciação de resultados.

A palestra será ministrada em inglês. Para mais informações e inscrições, acesse o site.