CPDOC reúne pioneiros no estudo de Defesa e Forças Armadas

O evento vai fazer um balanço sobre as contribuições ao estudo do tema, que originou o livro "Pesquisando os militares brasileiros: experiências de cientistas sociais". A abertura ficará por conta dos organizadores da obra, professor Celso Castro (CPDOC) e da docente Adriana Marques (UFRJ).
Ciências Sociais
16 Março 2017

O Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) realiza, no dia 31 de março, a Sessão Especial com sete pioneiros no estudo da temática militar no Brasil e na construção de espaços institucionais relacionados ao campo de estudos de Defesa e Forças Armadas. O evento será realizado na FGV Candelária (Rua da Candelária, 6. Centro, Rio de Janeiro), das 14h às 19h.

O evento vai fazer um balanço sobre as contribuições ao estudo do tema, que originou o livro "Pesquisando os militares brasileiros: experiências de cientistas sociais". A abertura ficará por conta dos organizadores da obra, professor Celso Castro (CPDOC) e da docente Adriana Marques (UFRJ). Na sequência, serão realizados painéis com cada um dos sete pesquisadores que contribuíram para a obra: Eurico de Lima Figueiredo, Alexandre Barros, Eliézer Rizzo de Oliveira, Manuel Domingos Neto, João Roberto Martins Filho, Héctor Saint-Pierre e Samuel Alves Soares.

“Pesquisando os militares brasileiros” reúne entrevistas com sete pioneiros no estudo da temática militar no âmbito das Ciências Sociais no Brasil (em particular na Ciência Política) e na construção de espaços institucionais relacionados ao campo de estudos de Defesa e Forças Armadas. Suas entrevistas passam por alguns marcos históricos gerais que servem de elementos identitários na construção de suas narrativas biográficas.          

Para mais informações, acesse o site.