Institucional

Crise econômica e retomada do crescimento serão temas de seminário promovido pela FGV e Banco Mundial

O encontro contará com a presença de Marcílio Marques Moreira (ex-ministro da Fazenda); Martin Raiser (diretor do Banco Mundial para o Brasil); e dos economistas Rubens Penha Cysne (diretor da EPGE); Armando Castelar (IBRE) e Regis Bonelli (IBRE).

Compartilhe:

O Brasil está enfrentando uma crise econômica sem precedentes com o aumento da inflação, queda acentuada de arrecadação e do PIB e desvalorização cambial. Todos esses e outros aspectos do cenário econômico atual serão debatidos, no dia 29 de julho, a partir das 10h, no seminário ?Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade?, mesmo tema do estudo publicado pelo Banco Mundial. O encontro, que será realizado no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE) contará com a presença de Marcílio Marques Moreira (ex-ministro da Fazenda); Martin Raiser (diretor do Banco Mundial para o Brasil); e dos economistas Rubens Penha Cysne (diretor da EPGE ? Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV); Armando Castelar (coordenador de Economia Aplicada do IBRE) e Regis Bonelli (pesquisador da área de Economia Aplicada do IBRE).

O documento reúne dados macroeconômicos importantes, que possibilitam aos especialistas e gestores públicos terem uma visão global da economia brasileira nos últimos anos: uma análise das instituições políticas brasileiras e o impacto da distribuição de recursos; macropolíticas e espaços fiscais, prioridades da agenda governamental; futuro das políticas sociais progressivas, bem como outros temas.

?A discussão do relatório do Banco Mundial sobre a economia brasileira é especialmente oportuna em um momento em que a política econômica se volta mais decididamente para a execução de reformas capazes de superar os desequilíbrios que caracterizam o estado atual da nossa economia. Entre esses desequilíbrios simultâneos se destacam, entre outros, a queda das receitas governamentais, conjugada com contínua elevação dos gastos?, destacou Regis Bonelli, pesquisador da área de Economia Aplicada do IBRE e um dos responsáveis pelo evento.

Para o diretor da EPGE, professor Rubens Penha Cysne, é fundamental analisar os indicadores que apontaram a diminuição da desigualdade nos últimos anos. ?O evento vai debater não apenas a parte fiscal do Brasil, mas também os motivos que levaram o país a chegar nessa fase de baixo crescimento. É importante discutir, principalmente, as estatísticas de redução da pobreza, avaliando até que ponto ela é sustentável a longo prazo?, apontou.

Os interessados em participar do seminário, realizado pelo IBRE e pela EPGE, devem se inscrever pelo site