DAPP participa da conferência internacional da Associação Americana de Ciência Política
A pesquisadora da DAPP Natalia Maciel vai apresentar o trabalho ?Personal Vote and Proportional Representation in Unequal Societies? sobre as dinâmicas de conexão eleitoral e as atividades parlamentares resultantes em sistemas de representação proporcional de lista aberta.

Entre os dias 1º e 4 de setembro, a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP) estará presente na conferência anual da Associação Americana de Ciência Política (APSA, na sigla em inglês), na cidade da Filadélfia, Estados Unidos. A pesquisadora da DAPP Natalia Maciel vai apresentar o trabalho ?Personal Vote and Proportional Representation in Unequal Societies? sobre as dinâmicas de conexão eleitoral e as atividades parlamentares resultantes em sistemas de representação proporcional de lista aberta.
Para a cientista política, apesar da lista aberta incentivar o voto no candidato e aumentar a disposição para trocas clientelistas, a proporcionalidade do voto permite que a conexão entre representantes e representados seja mais diversa, dependendo das características socioeconômicas e demográficas das bases eleitorais. A pesquisadora comprova, analisando o caso brasileiro, que em um país desigual o sistema proporcional cria diferentes incentivos para conexão eleitoral e a produção legislativa: deputados com bases em cidades grandes e mais desenvolvidas tem maior probabilidade de apresentar propostas de leis de cunho programático e universalista enquanto deputados mais votados em cidades menores e menos desenvolvidas apresentam projetos localistas com mais frequência.
A partir do eixo central ?Grandes transformações: A Ciência Política e as grandes questões do nosso tempo?, a APSA pretende debater as mudanças na ordem global fruto, ao mesmo tempo, de mudanças repentinas e transformações cumulativas, incrementais, como o Brexit, a popularidade de candidatos à eleição americana Donald Trump e Bernie Sanders, além de ataques terroristas na Flórida e na Turquia. O evento vai reunir pesquisadores de todo o mundo em painéis e grupos de trabalho para debater temas como sistemas eleitorais, economia política e democracia.
Confira a programação completa da Conferência.?
Leia também