Debate aborda novas culturas torcedoras dentro e fora das arenas do 'futebol moderno'

Convidados vão debater processo de internacionalização do futebol no século XXI, discutindo formas de sociabilidade contemporânea entre torcedores latino-americanos que aderem a clubes europeus e as arenas de futebol brasileiras no contexto posterior à Copa de 2014
Ciências Sociais
29 Outubro 2019
Debate aborda novas culturas torcedoras dentro e fora das arenas do 'futebol moderno'

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) realiza, no dia 31 de outubro, a partir das 16h, a palestra “Clientes, rebeldes e transnacionais: novas culturas torcedoras dentro e fora das arenas do futebol moderno”, com Irlan Simões e Kevin Rozo. O evento será realizado na sala 406 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro).

Os convidados vão debater o processo de internacionalização do futebol no século XXI, discutindo sejam as formas de sociabilidade contemporânea entre torcedores latino-americanos que aderem a clubes europeus, sejam as arenas de futebol brasileiras no contexto posterior à Copa Mundo de 2014.

Um dos pontos que serão abordados é que se, por um lado, assiste-se à experiência de adesão a fenômenos midiáticos de espetacularização, como a bifiliação clubística, por outro, acompanham-se casos de organização de agrupamentos torcedores contra mudanças ocasionadas pela mercantilização do futebol, em reação à transformação dos clubes em empresas e à imposição de padrões de comportamento e seleção de perfil do público dos estádios, em diversos países da Europa e América do Sul.

Irlan Simões é doutorando em Comunicação pela Uerj. Kevin Rozo é mestrando em Antropologia pela Universidad Iberoamericana, na Cidade do México e realiza estágio de mestrado no Programa de Pós-Graduação do FGV CPDOC.

Para mais informações, acesse o site.