Debate promove reflexão sobre uso de tecnologias digitais para preservação de patrimônio histórico
Institucional
19 Novembro 2018

Debate promove reflexão sobre uso de tecnologias digitais para preservação de patrimônio histórico

O evento, realizado em parceria com o Museu Nacional, tem o objetivo de fomentar debates que possam gerar propostas para área criando uma rede de conhecimento cujo objetivo central seja o de discutir e apresentar soluções de cunho tecnológico que contemplem as demandas apresentadas pelo setor.

As Escola de Matemática Aplica (FGV EMAp) e de Ciências Sociais (FGV CPDOC) realizam, no dia 27 de novembro, a partir das 8h, o "I Panorama em Tecnologias Digitais para Museus". O evento tem o objetivo de fomentar debates que possam gerar propostas para área criando uma rede de conhecimento cujo objetivo central seja o de discutir e apresentar soluções de cunho tecnológico que contemplem as demandas apresentadas pelo setor.

O seminário, realizado em parceria com o Museu Nacional/UFRJ, vai contar com a participação de alguns dos principais atores do setor para um mapeamento das necessidades dessa área. Os debates visam convergir demandas e soluções, diante da realidade digital, para o setor de preservação de herança cultural. O tema está presente em toda a comunidade ao redor do mundo, bem como no Brasil.

No cenário brasileiro, especificamente, o desastre do Museu Nacional deixa ainda mais evidente a necessidade de discussões a respeito de novos recursos capazes de colaborar com a proteção e preservação de bens culturais artísticos e histórico científicos do país.

Por outro lado, tecnologias digitais já têm sido experimentadas em todas as etapas dos processos relacionados à proteção e preservação de bens culturais artísticos, desde a pesquisa até a divulgação e popularização dos objetos de estudo. Diante do cenário de desastre, se faz necessária uma reação de todos os atores atuantes no setor, revisitando experiências a partir casos implementados no passado, bem como o estado da arte em soluções e experiências vigentes, visando potencializar a capacidade de apresentação de propostas que possam colaborar no presente contexto. O fortalecimento de uma rede de conhecimento em torno do tema se faz necessária.

Para mais informações e inscrições no evento, acesse o site.