Diretor do CPDOC integra conselho consultivo do FOIArchive

Ciências Sociais
21 Dezembro 2018
Diretor do CPDOC integra conselho consultivo do FOIArchive

O professor Celso Castro, Diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), foi convidado a integrar, para um mandato de dois anos, o recém-criado Conselho Consultivo do projeto Freedom of Information Archive (FOIArchive), baseado na Columbia University. O projeto é liderado pelo professor do Departamento de História, Matthew Connelly, em parceria com o Sistema de Bibliotecas da universidade. Recentemente, a iniciativa foi premiada com duas doações do Arcadia Fund e do American Council of Learned Societies (ACLS).

O FOIArchive foi criado para ajudar estudantes, pesquisadores, jornalistas e cidadãos em geral a explorar o universo em constante expansão de documentos públicos “nascidos-digitais” ou digitalizados com ferramentas desenvolvidas usando ciência de dados e tecnologias computacionais avançadas. A iniciativa inclui mais de três milhões de documentos de vários países e de oito coleções diferentes. Não menos importante, apresenta metadados exclusivos derivados de técnicas como modelagem de tópicos e reconhecimento de entidades nomeadas.

Embora esta não seja a resposta completa para os novos desafios apresentados pela coleta, curadoria e hospedagem de conteúdo digital, o grupo acredita que uma abordagem focada em materiais mais antigos e importantes pode servir como uma prova de conceito para mais investimento de recursos materiais e humanos em busca de soluções de longo prazo. O FOIArchive também contribui para a maneira como bibliotecas podem repensar seu papel tradicional como repositórios de informações.

O Conselho Consultivo estabelecerá políticas e supervisionará a implementação nas áreas de aquisição de coleções, processamento, termos de uso, divulgação pública e preservação a longo prazo. Os seus membros atuarão na identificação de novas coleções, das necessidades dos pesquisadores e na avaliação das inovadoras ferramentas de pesquisa antes que elas sejam disponibilizadas publicamente.

Para mais informações sobre o FOIArchive acesse o site.