Diretor executivo do FGV Online participa do I Encontro Nacional de Tutores da EAD

O diretor executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos, participou do I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância, promovido pela Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância (Anated) ? em parceria com a Unicamp ? no dia 21 de março, em Campinas (SP).
O evento teve a participação do presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, do presidente da Associação Brasileira dos Estudantes de EAD (ABE-EAD), Ricardo Holz, do presidente da Anated, Luis Gomes, e do presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), Carlos Eduardo Bielschowsky, além de representantes de instituições de ensino nacionais e internacionais, que discutiram o papel do tutor na EAD.
Sob o tema O Sistema de Tutoria do FGV Online: O Pilar de Nossa Diferenciação, Stavros Xanthopoylos apresentou o modelo de sucesso da tutoria do FGV Online e ressaltou a importância do professor-tutor como motivador do processo de aprendizagem a distância. ?No FGV Online, acreditamos na importância da capacitação da tutoria, já que, mesmo sendo uma área de atuação interessante, ainda não existem professores-tutores ?prontos?. Não basta ser um especialista em determinado assunto; é preciso entender a dinâmica da EAD. Nós partimos da premissa de que a tutoria é uma prática pedagógica, sem limitações de espaço e tempo. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas tecnológicas para facilitar a atuação do tutor?.
Ainda segundo o diretor executivo do FGV Online, a atuação do professor-tutor vai além do papel de mediador do aprendizado. ?O tutor é quem garante a qualidade do processo de disponibilização do conteúdo educacional. Ele é um facilitador desse processo, e atua em três níveis: pedagógico, social e administrativo, moderando as atividades, dando suporte e estímulo e acompanhando a participação dos alunos, entre outras ações. Hoje, temos 1,2 mil professores-tutores capacitados ? entre os quais 41% de especialistas, 49% de mestres e 10% de doutores ? cuja atuação garante a excelência da tutoria do FGV Online?, concluiu.
Leia também