Documentário inédito aborda o impacto da Inteligência Artificial no cenário eleitoral
O documentário é um registro crucial de um dos anos eleitorais mais significativos da história, destacando as transformações tecnológicas e políticas que estão remodelando as democracias
Em um momento decisivo para o futuro das democracias globais, o documentário “Democracias Artificiais”, produzido pela FGV Comunicação Rio, aborda como a evolução da inteligência artificial generativa está moldando o cenário eleitoral de 2024. Com produção executiva de Marco Aurelio Ruediger e direção de Leila Sterenberg, o filme vai além das discussões sobre deepfakes, questionando o papel dos algoritmos, dos bancos de dados e das desigualdades acentuadas por essa tecnologia emergente.
A produção traz entrevistas exclusivas com a presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia; o ex-presidente da Corte, Ministro Alexandre de Moraes; e o cientista político norte-americano Ian Bremmer, entre outras personalidades. Especialistas em IA, como Dora Kaufman e Diogo Cortiz, jornalistas como Pedro Doria e Fernando Rodrigues e parlamentares que lideram debates sobre a regulamentação da IA e das fake news também participam, trazendo uma análise das ameaças e oportunidades que a IA representa para a democracia.
Confira o trailer abaixo:
“O documentário busca uma análise inédita e urgente sobre os impactos da inteligência artificial nas eleições, mas também levanta questões profundas sobre o futuro das democracias em um mundo cada vez mais digitalizado”, afirma Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV Comunicação Rio e produtor executivo do documentário.
“Partimos dos desafios que a inteligência artificial representa para os processos eleitorais e fizemos uma grande reflexão sobre como a evolução tecnológica pode afetar a democracia”, comenta Leila Sterenberg, jornalista e diretora do documentário.
Com 40 minutos de duração, “Democracias Artificiais” não apenas apresenta entrevistas com autoridades e especialistas, mas também utiliza vídeos e trilha sonora gerados por inteligência artificial, ilustrando na prática o potencial e os riscos dessa tecnologia.
O documentário é um registro crucial de um dos anos eleitorais mais significativos da história, destacando as transformações tecnológicas e políticas que estão remodelando as democracias.
Para mais informações sobre o filme, acompanhe o instagram da FGV Comunicação Rio.
Leia também