EBAPE participa de evento sobre presidencialismo de coalizão em Brasília
Os professores da EBAPE Octavio Amorim Neto, Carlos Pereira e Cesar Zucco, participaram do ?Seminário Internacional 30 Anos de Presidencialismo de Coalizão: Balanço e Perspectivas de Reforma?, que fez uma análise dessas três décadas e apontou as perspectivas de reformas do modelo.

Passados 30 anos desde o governo civil que inaugurou o atual período democrático, o presidencialismo de coalizão brasileiro encontra-se novamente na encruzilhada. Para debater o assunto, os professores da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), Octavio Amorim Neto, Carlos Pereira e Cesar Zucco, participaram do ?Seminário Internacional 30 Anos de Presidencialismo de Coalizão: Balanço e Perspectivas de Reforma?, que fez uma análise dessas três décadas e apontou as perspectivas de reformas do modelo. O evento foi realizado nos dias 16 e 17 de junho, no Congresso Nacional, em Brasília.
Octavio Amorim participou da primeira mesa redonda do evento, que fez um balanço sobre os 30 anos do modelo, iniciado com a reabertura política e consolidado a partir da Constituição de 1988. Os debates contaram ainda com a participação de Sérgio Abranches (Ecopolítica) e Ricardo Martins (Cefor), com moderação de Wladimir Gramacho (UnB).
Já Carlos Pereira teve participação na mesa que avaliou as relações entre os poderes executivo e legislativo. O cientista político falou sobre a atual crise institucional que culminou com o aumento das tensões entre os dois poderes e as consequências que isso traz para o país. Eduardo Alemán (University of Houston) e Mercedes García Montero (Universidade de Salamanca) também participaram das discussões, com moderação de Adrián Nicolás Albala Young.
A participação dos professores da EBAPE foi encerrada na mesa sobre eleições presidenciais e comportamento político. César Zucco foi o responsável, juntamente com Wladimir Gramacho (UnB), por debater o tema, que teve Mathieu Turgeon (UnB), como moderador.
Leia também