Encontro discute futebol e fotojornalismo no Brasil

Bernardo Buarque, organizou o minicurso e também ministrou o encontro dedicado ao fotógrafo piauiense José Medeiros, responsável por documentar a construção do Maracanã e as imagens da inesquecível final da Copa do Mundo de 1950
Ciências Sociais
23 Outubro 2019
Encontro discute futebol e fotojornalismo no Brasil

O professor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), Bernardo Buarque, organizou, em setembro, o Minicurso “Futebol e Fotojornalismo no Brasil”, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. O docente também ministrou o terceiro encontro do programa, dedicado ao fotógrafo piauiense José Medeiros, responsável por documentar a construção do Maracanã e as imagens da inesquecível final da Copa do Mundo de 1950.

Também participaram do minicurso o professor José Carlos Marques (UNESP), que fez uma abordagem mais conceitual da relação entre imagem, texto e futebol nos jornais brasileiros, explorando ainda dois fotojornalistas, premiados por fotos de Pelé: Reginaldo Manente e Domício Pinheiro; o jornalista Juca Kfouri (Folha de S.Paulo), que tratou das belas imagens do fotógrafo húngaro Thomas Farkas acerca do primeiro estádio público do Brasil, o Pacaembu, com debate acalorado sobre os destinos dessa praça esportiva na atualidade. Além deles, o jornalista Celso Unzelte (ESPN) tratou de forma panorâmica da história das revistas esportivas ilustradas, concentrando-se na sua experiência profissional no semanário Placar, da editora Abril, uma das revistas de esportes mais importantes do país.

O minicurso foi sucesso de público, com estudantes, profissionais de fotografia, design e produtores culturais, além dos apaixonados por futebol.