Escola de Inverno aborda Humanidades Digitais e Ciências Sociais Computacionais

O objetivo é promover habilidades técnicas e incentivar a formação de redes entre pares que trabalham com métodos computacionais e ferramentas digitais nas Ciências Sociais, na História e em instituições culturais.
Ciências Sociais
14 Junho 2022
Escola de Inverno aborda Humanidades Digitais e Ciências Sociais Computacionais

De junho a agosto de 2022, a Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) organiza a Escola de Inverno em Humanidades Digitais e Ciências Sociais Computacionais, uma iniciativa do projeto “Ciência de Dados e Ciências Sociais”, financiado pelo Programa de Internacionalização Capes-PrInt.

A Escola oferece oficinas e palestras que acontecem de forma espaçada entre junho e agosto de 2022, em formato virtual (síncrono), híbrido ou presencial, na cidade do Rio de Janeiro. Metade da programação será em inglês e a outra metade em português, cobrindo temas como web semântica; APIs para acervos digitais; programação em Python e em R; métodos mistos em Ciências Sociais; além de metodologias de pesquisa orientadas por dados para Humanidades Digitais e ferramentas para reprodutibilidade em projetos com uso intensivo de dados.

O objetivo é promover habilidades técnicas e incentivar a formação de redes entre pares que trabalham com métodos computacionais e ferramentas digitais nas Ciências Sociais, na História e em instituições culturais, como arquivos, museus e centros de documentação.

A equipe de professores e debatedores inclui pesquisadores do próprio FGV CPDOC, do Instituto Moreira Salles e de instituições estrangeiras, como Universidade de Princeton, Universidade de Washington, Pontifícia Universidade Católica do Peru, Universidade de Zurique, Universidade de Viena e o Centro de Humanidades Digitais da Academia de Ciências de Viena.

Interessados podem se inscrever nas seções de interesse e os certificados de participação especificarão em quais atividades, exatamente, os participantes tomaram parte.

Para ter acesso a programação completa e mais informações, clique no site

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.