Evento discute gestão e preservação de dados de pesquisa em humanidades

Evento tem o objetivo de criar uma discussão entre os atores que lidam com dados de pesquisa em ciências humanas e sociais e propor uma rede de gestão e preservação de dados de pesquisa
Ciências Sociais
24 Setembro 2019
Evento discute gestão e preservação de dados de pesquisa em humanidades

A Fundação Getulio Vargas, o Arquivo Nacional e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizam, nos dias 25 e 26 de setembro, o I Encontro de Gestão e Preservação de Dados de Pesquisa em Humanidades. O evento tem o objetivo de criar uma discussão entre os atores que lidam com dados de pesquisa em ciências humanas e sociais e propor uma rede de gestão e preservação de dados de pesquisa.

O primeiro dia de evento será sediado no Arquivo Nacional (Praça da República, 173. Rio de Janeiro/RJ), a partir das 9h, onde serão realizadas três mesas de debates que vão abordar o crescente interesse pelos dados coletados ou gerados pelas atividades de pesquisa na última década. Ainda neste primeiro dia o convidado internacional Jonathan Crabtree, do ODUM Institute, vai ministrar palestra sobre gestão e preservação de dados.

Já o segundo dia vai ser dedicado a dois workshops, que serão realizados na Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Rio de Janeiro/RJ). Jonathan Crabtree (ODUM Institute) e Miguel Ángel Mardero Arellano (IBICT) coordenam cada um dos minicursos, que visam capacitar os participantes para lidar com as peculiaridades desses dados que precisarão de tratamentos e com a crescente demanda para a criação de normas de uso e reuso diferentes dos adotados pelos dados gerados em outros domínios do conhecimento. 

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.