Evento internacional discute acervos digitais nos EUA e no Brasil

O encontro reuniu a equipe de Documentação e do Laboratório de Humanidades Digitais do FGV CPDOC e mais de dez instituições de acervo, memória e documentação histórica do Rio de Janeiro
Ciências Sociais
31 Outubro 2019
Evento internacional discute acervos digitais nos EUA e no Brasil

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), em parceria com o Center For Research Libraries (CRL)  e a Columbia University, realizou o evento “Libraries, archives and civil society documentation: building and connecting digital collections”. O encontro discutiu conservação, acesso e uso de fontes primárias em formato digital.

Realizado no Rio de Janeiro, o encontro reuniu a equipe de Documentação e do Laboratório de Humanidades Digitais do FGV CPDOC e mais de dez instituições de acervo, memória e documentação histórica do Rio de Janeiro. Participaram do evento representantes do Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna do Rio, Museu Imperial, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, dentre outras.

No primeiro dia, o Vice-presidente do setor de Coleções e Serviços do Center For Research Libraries, James Simon, apresentou a proposta “Global Collections Iniciative”, além de suas perspectivas sobre a experiência norte americana no apoio à conservação e à difusão de acervos. Na sequência, a Diretora do setor de Estudos Globais e do Centro de Documentação e Pesquisa em Direitos Humanos da Columbia University, professora Pamela Graham, abordou os desafios da preservação e da garantia de acesso a coleções relacionadas aos direitos humanos, em especial na América Latina.

No segundo dia de evento, instituições brasileiras convidadas apresentaram seus acervos, desafios e práticas cotidianas. O evento também contou com a participação da Library of Congress através de seu escritório overseas baseado no Rio de Janeiro. A rodada de apresentações possibilitou o debate sobre a realidade de instituições de acervo no Brasil, seus desafios e as oportunidades de colaboração internacional.

O evento marcou a parceria entre o FGV CPDOC e o CRL no âmbito do projeto Global Collections Iniciative (GCI), que possibilitou o recebimento de fomento internacional para digitalização da coleção de arquivos de mulheres do FGV CPDOC.

A Global Collections Iniciative iniciou em 2017 um projeto piloto voltado para a América Latina, o que foi decisivo para participação da FGV como parceira do consórcio internacional. Outras instituições latino-americanas, bem como europeias, também integram a iniciativa, que tem por objetivo colaborar com bibliotecas e instituições de acervo pelo mundo, criando melhores condições de preservação, aquisição e acessibilidade das coleções frente ao mundo digital. O papel da Escola de Ciências Sociais no escopo do GCI é promover a divulgação dessa iniciativa no contexto brasileiro, estimulando que instituições de acervos conheçam as linhas de parceria e de fomento à digitalização de coleções visando sua preservação e acessibilidade.

O projeto de digitalização que recebeu financiamento visa dar visibilidade às minorias representadas no acervo do FGV CPDOC, além de viabilizar sua preservação e fomentar o acesso online. A íntegra do projeto está disponível no site do CRL.

A previsão é de que, em aproximadamente um ano, os acervos contemplados estejam disponíveis para consulta no catálogo do GCI e na base de dado online do Acervo Histórico do FGV CPDOC.

O catálogo do Global Collections Iniciative pode ser acessado em sua versão inicial no site.