Evento promove discussão sobre medicalização e saúde mental
O encontro será realizado no dia 28 de outubro e traz uma palestra com a psicóloga clínica e pesquisadora Mariama Furtado
O Núcleo de Apoio Pedagógico da Fundação Getulio Vargas realizará o evento online “O lugar do sofrimento na cultura contemporânea”, no dia 28 de outubro de 2024, a fim de refletir sobre como a tentativa de suprimir o sofrimento acaba por desumanizar o indivíduo, afastando-o da sua própria singularidade e da oportunidade de encontrar formas autênticas de viver.
Em um mundo que valoriza a eficiência, a produtividade e o bem-estar como metas essenciais, o sofrimento humano muitas vezes é interpretado como algo patológico, que precisa ser eliminado a qualquer custo. A medicalização da existência tem transformado emoções e comportamentos, que antes eram vistos como parte natural da condição humana, em transtornos a serem tratados. Esse processo está ampliando o espectro de diagnósticos e modificando a forma como as pessoas vivem e lidam com o sofrimento.
O evento trará uma palestra com a psicóloga clínica e pesquisadora Mariama Furtado. A moderação fica por conta da Coordenadora Pedagógica e Geral do NAP, Helena Giolito.
Evento
Data: 28 de outubro de 2024
Horário: 18h
Local: Evento online (StreamYard)
Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Leia também