FGV CPDOC lança exposição virtual sobre Getúlio Vargas e a Propaganda Política
Em um momento em que as redes sociais fervilham em torno de discussões políticas, estudantes podem conhecer o importante papel que a propaganda política exerceu durante a Era Vargas, tanto para divulgar seus feitos, quanto nas disputas eleitorais.
Apresentar o rico acervo sobre Getúlio Vargas de forma moderna, sob um prisma que está na ordem do dia: a propaganda política. Esse é um dos objetivos da exposição virtual “Getúlio Vargas e a Propaganda Política” elaborada pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), lançada no último dia 28 de setembro.
Em um momento em que as redes sociais fervilham em torno de discussões políticas, estudantes podem conhecer o importante papel que a propaganda política exerceu durante a Era Vargas, tanto para divulgar seus feitos, quanto nas disputas eleitorais.
A exposição virtual marca o início do projeto Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do FGV CPDOC. A iniciativa tem como objetivo aproximar do grande público — especialmente estudantes do ensino fundamental e médio, e professores de História e Ciências Sociais — o precioso acervo histórico de Getúlio Vargas, ampliando seu uso pela sociedade.
De forma lúdica e interativa, o site reúne fotografias, documentos manuscritos e impressos, discursos, entrevistas e “jingles” de campanhas, além de filmes com raridades da propaganda política. Uma das tecnologias disponíveis é o “flipping booking” por meio do qual é possível folhear pela internet as páginas do diário de Vargas.
A exposição está dívida em oito módulos “A Linha do Tempo na Era Getúlio Vargas”, “O Brasil nos Governos de Vargas”, “Exposição Nacional do Estado Novo”, “DIP”, “Com a Palavra: Getúlio Vargas”, “Hora do Brasil”, “Campanha de 1950” e “Atividades Educativas”.
Uma das novidades do projeto é a apresentação lúdica do conteúdo do acervo através de jogos, como caça-palavras, palavras cruzadas, entre outros. Esse material educativo está disponível em formato PDF, com acesso aberto ao público.
Coordenadora de documentação do FGV CPDOC, Daniele Amado explica que na exposição estudantes encontram verbetes sobre personalidades como Gustavo Capanema e Oswaldo Aranha. Também há documentos no site que podem ser acessados e utilizados em sala de aula e em trabalhos acadêmicos.
“É interessante que os estudantes vejam como era a relação de Getúlio Vargas com a propaganda política e como foi o processo de construção de sua imagem, lembrado até hoje como o melhor presidente do Brasil. Professores podem fazer um paralelo das campanhas daquela época com o atual debate nas redes sociais em torno das eleições”, explica a coordenadora de documentação do FGV CPDOC.
Para conhecer a exposição virtual, acesse o site.
Leia também