FGV EESP e FGV EPGE conquistam o Prêmio de Melhores Teses da 5ª edição 2023 CAPES Elsevier
Neste contexto, o prêmio homenageia as instituições que contribuem para o desenvolvimento científico nacional e a FGV ocupou esse lugar.
A Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) e a EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) conquistaram o Prêmio de Melhores Teses da 5ª edição 2023 do Prêmio CAPES – Elsevier. A Elsevier e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/ MEC) realizaram a premiação no dia 5 de dezembro, na sede da CAPES, em Brasília.
Foram premiados os seguintes trabalhos:
Luiz Felipe Fontes, aluno da FGV EESP, com a tese “Ensaios Empíricos sobre Capital Humano (Empirical Essays On Human Capital)”, orientado pelo professor Bruno Ferman.
Rafael de Araujo, aluno da FGV EPGE, com a tese “A Economia do Desmatamento na Amazônia: Causas, Consequências e Políticas para Detê-lo” (The Economics of Amazon Deforestation: Drivers, Consequence, and Policies to Stop it), orientado pelo professor Francisco da Costa.
Os vencedores foram selecionados a partir de análises da produção científica e métricas extraídas da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo.
De acordo com dados da Elsevier, o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. Neste contexto, o prêmio homenageia as instituições que contribuem para o desenvolvimento científico nacional e a FGV ocupou esse lugar.
“Gostaria de expressar gratidão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e à Elsevier pelo estabelecimento do Prêmio CAPES-Elsevier, que reconhece os esforços dos pesquisadores brasileiros em diversas áreas do conhecimento. Esse incentivo é fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país”, ressaltou o pró-reitor de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação, professor Antonio Freitas.
FGV EESP
Em 2023, a FGV EESP celebrou 20 anos de existência e 10 anos do uso de metodologias ativas de aprendizado com o método chamado Problem Based Learning (PBL). Esta revolução pedagógica, aprimorada e ampliada ao longo dos anos, reflete nosso compromisso com a excelência e ethos de inovação.
Estes esforços tem se mostrado eficazes em alcançar a excelência no ensino, na pesquisa e na formação de profissionais de destaque. Afinal, somos constantemente reconhecidos, seja por parte do Ministério da Educação (MEC), dos empregadores, ou nos rankings, nacionais e internacionais – nos quais a escola manteve consistentemente sua posição de liderança.
Diferenciais:
- Método de Aprendizado Ativo – PBL – Problem Based Learning
- Corpo docente
- Currículos inovadores e flexíveis
- Pesquisa e debate público
- Campus virtual
- Integração entre os cursos
- Internacionalização
Saiba mais sobre a FGV EESP no site.
FGV EPGE
De acordo com Rubens Cysne, diretor da FGV EPGE, a missão da Escola é contribuir para o ensino e para a expansão do conhecimento na área de economia. Sempre apoiada pela atividade de pesquisa do corpo docente e discente, a busca da excelência no ensino aplica-se tanto à graduação quanto à pós-graduação. Mensura-se, em particular, pelo acréscimo de conhecimento proporcionado à ciência econômica, pelo sucesso profissional e pelas contribuições cívicas dos seus alunos.
A Escola oferece cursos de graduação, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado acadêmico. Também publica a Revista Brasileira de Economia, a mais antiga revista acadêmica de economia no Brasil.
Diferenciais:
- Ênfase em métodos quantitativos
- Atualização constante do currículo
- Linguagens de Programação
- Ciclo de seminários específicos para alunos de graduação
- Internacionalização
- Field Project
- Núcleo de Apoio Pedagógico (FGV NAP)
Saiba mais sobre a FGV EPGE no site.
Leia também