FGV lança os primeiros volumes da nova Coleção “Além do cânone” na área de Ciências Sociais
Os dois livros publicados pela FGV Editora, nos formatos ebook gratuito e impresso sob demanda, inauguram a Coleção Além do cânone e trazem textos de Lucie Varga e Şerif Mardin, em volumes individuais.
O objetivo desta coleção, organizada por Celso Castro, é a divulgação de uma diversidade de textos e autores que amplie o campo de possibilidades do cânone, sugerindo novas perspectivas para a compreensão da realidade social.
Lucie Varga: entre as mentalidades e o tempo presente
Organizado por Celso Castro e Dirceu Marroquim, reúne textos de Lucie Varga (1904-1941), autora praticamente desconhecida no Brasil e no mundo. Sua vida curta foi marcada pela ascensão do nazismo e pela guerra, em um contexto no qual ser judia, imigrante e antifascista representava, por si só, um ato de resistência.
Sua obra foi esquecida, apesar de ter sido a primeira mulher a publicar regularmente na revista Annales, marco da historiografia francesa. Seus textos transcenderam fronteiras disciplinares, oscilando entre a história e a etnografia. Os textos selecionados neste volume retratam o percurso de uma pesquisadora que se preocupava com as questões centrais do momento em que vivia, com uma radical consciência do presente na construção das narrativas sobre o passado. Sua abordagem analítica e rigorosa revela um olhar aguçado sobre seus campos de pesquisa, que nos convida, incessantemente, à reflexão.
Com este livro, os organizadores pretendem trazer para o público brasileiro os escritos originais de uma pesquisadora prejudicada pelo “silêncio patriarcal do passado”, como escreveu Natalie Zemon Davis. E, a partir daí, lançar olhares futuros para as ciências sociais, como uma provocação para evanescer as fronteiras disciplinares, reforçando o exercício de estarmos sempre com os sentidos abertos aos nossos próprios campos de investigação.
Para ler a obra digital, acesse o site.
Impresso sob demanda - R$29,00
Şerif Mardin: política e religião no Império Otomano e na Turquia
Organizado por Celso Castro, Dirceu Marroquim e Huzeyfe Alptekin Erten, é o primeiro livro publicado no Brasil de um dos mais importantes sociólogos turcos. Serif Mardin (1927-2017) dedicou-se principalmente ao estudo das relações históricas entre política e religião, numa perspectiva sociológica, no Império Otomano, fundado no final do século XIII, e na Turquia moderna, criada a partir de 1923 por Mustafa Kemal, o Atatürk ("pai dos turcos"). Sua obra oferece uma visão renovada e original sobre as relações entre política e religião.
Os quatro artigos reunidos oferecem às leitoras e aos leitores do Brasil a possibilidade de mergulhar na experiência da formação do Estado moderno turco em suas diferentes nuances sociais, ideológicas e políticas. Nesse sentido, eles oferecem, além de tudo, o arguto instrumental analítico de Şerif Mardin, indicando novas possibilidades metodológicas para investigarmos o nosso próprio país.
Para ler a obra digital, acesse o site.
Impresso sob demanda - R$33,00
Notícias relacionadas
- Ciências Sociais17/09/2024
- Ciências Sociais05/08/2024
- Ciências Sociais31/07/2024