FGV promove Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza no Fórum de Doha
O evento é a principal conferência do Oriente Médio para a geopolítica, cooperação e negociação internacional.
A FGV tem desempenhado um papel estratégico na ampliação de pautas internacionais do Brasil em fóruns globais. Como membro fundador da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa da presidência brasileira no G20, a FGV vem colaborando com sua expertise técnica e articulação internacional para a promoção da Aliança em importantes fóruns de diálogo e cooperação.
Por meio de sua Diretoria Internacional (FGV DINT), a FGV organizou um painel de alto nível no Fórum de Doha, intitulado “Uniting for Change: A Global Alliance Against Hunger and Poverty”. O painel contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Social do Brasil, Wellington Dias; do Ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo Urrutia; do Ministro das Relações Exteriores do Mali, Adoulaye Diop; e do Diretor Executivo Adjunto do Programa Mundial de Alimentos, Carl Skau. O Fórum de Doha é a principal conferência do Oriente Médio para a geopolítica, cooperação e negociação internacional.
Além do painel, a FGV apoiou a construção da agenda da delegação oficial brasileira na organização de reuniões bilaterais para promoção da Aliança. Um dos principais resultados desses encontros foi a definição da realização da primeira Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a ser realizada em Doha, em novembro de 2025. O evento está previsto para ocorrer junto com a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU.
A participação no Fórum de Doha marca o início de um ciclo de atividades de promoção da Aliança em fóruns internacionais: "O Brasil tem muito a contribuir com o mundo com sua experiência no combate à fome e à pobreza. A FGV está ativamente empenhada em abrir novos espaços e oportunidades para o sucesso desta importante iniciativa brasileira e gerar impactos reais e duradouros a nível global", destacou o diretor internacional da FGV, prof. Marlos Lima.
Leia também