FGV recebe arquivo pessoal da deputada Luiza Erundina

A iniciativa é parte de um conjunto de ações do FGV CPDOC para dar visibilidade aos arquivos de mulheres da instituição.
Ciências Sociais
02 Maio 2023
FGV recebe arquivo pessoal da deputada Luiza Erundina

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC), recebeu para consulta pública os documentos do arquivo pessoal da deputada Luiza Erundina. São 14.225 páginas de documentos, 342 vídeos e 789 fotografias sobre as atividades político-públicas de Erundina. A iniciativa é parte de um conjunto de ações do FGV CPDOC para dar visibilidade aos arquivos de mulheres da instituição.

Luiza Erundina de Sousa nasceu em Uírauna, Paraíba, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Sociais. Em 1970, passou em concurso público para a Universidade Federal da Paraíba, mas foi impedida de assumir o cargo por ser considerada "subversiva". No ano seguinte se viu obrigada a mudar para São Paulo em função da insegurança que sentia na Paraíba por conta da ditadura militar. Sua carreira parlamentar tem início com a eleição para vereadora por São Paulo (1982).

Ao longo de sua trajetória pública, pode-se destacar a participação, em 1988, como deputada estadual por São Paulo, na Assembleia Estadual Constituinte e, em seguida, a eleição para Prefeita da cidade de São Paulo. A partir de 1998, Luiza Erundina vem se reelegendo sucessivamente como deputada federal pelo mesmo estado. Em 2023, tomou posse para mais um mandato.

O arquivo contém discursos, correspondência, entrevistas, materiais de campanha e projetos de lei, que cobrem momentos desde sua juventude na Paraíba até sua participação política em âmbito estadual e nacional, incluindo registros de sua atuação como professora universitária, assistente social, militante sindical e Ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco. Há também documentos sobre as atividades de Luiza Erundina como funcionária pública, assistente social, professora e estudante, entre outras atividades de caráter acadêmico e pessoal, muitas delas realizadas concomitantemente com o seu exercício político-público.

As fotos do arquivo registram momentos de sua vida pública e privada incluindo registros de campanhas, eventos políticos, passeatas e viagens, além de fotos pessoais com familiares, amigos e registros de sua juventude.  

As fotografias do arquivo foram digitalizadas e podem ser acessadas gratuitamente no Portal do FGV CPDOC.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.