Institucional

FGV recebe presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais para discussão de novos projetos colaborativos

A CASS é o principal think tank da China em ciências sociais, contando com 3.200 pesquisadores em 31 institutos e uma universidade.

Compartilhe:
FGV recebe presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais para discussão de novos projetos colaborativos

O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, recebeu no dia 15 de abril o presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS, da sigla em inglês), Gao Xiang. A CASS é o principal think tank da China em ciências sociais, contando com 3.200 pesquisadores em 31 institutos e uma universidade. O encontro reforçou a parceria entre as instituições e promoveu a abertura de novos projetos colaborativos.

Desde 2013, a FGV e a CASS mantêm uma frutífera cooperação acadêmica, destacando-se a organização do livro "Armadilha da renda média: visões do Brasil e da China", em co-autoria com o FGV IBRE e editado pela FGV. Esse trabalho resultou em um intercâmbio significativo de ideias e políticas econômicas entre economistas dos dois países. Onze anos após essa iniciativa, os novos desafios geopolíticos e econômicos globais foram discutidos durante o encontro, ressaltando a emergência da economia chinesa e a importância do comércio bilateral no contexto atual de protecionismo e polarização mundial.

Essas discussões incentivaram o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e eventos conjuntos, agendados para ter início ainda em 2024, no contexto das celebrações m dos 50 anos das relações sino-brasileiras e dos 80 anos da FGV.

Participaram do encontro, pelo lado da instituição chinesa, o diretor-geral, o diretor internacional, e os diretores do Institute of World Economics and Politics (IWEP CASS) e do Institute of Latin American Studies (ILAS CASS). Pela FGV, estavam presentes o diretor internacional, Marlos Lima, o diretor da Escola de Ciências Sociais, Celso Castro, a diretora de tecnologia de informação, Luciana Marroni, o gerente internacional, Klaus Stier, e a coordenadora de projetos internacionais, Michele Luz.