Fundação Getulio Vargas e Instituto Unibanco lançam formação gratuita para gestores escolares
Voltado à prática, curso auto instrucional é gratuito e tem carga horária de 48h
A Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE). o FGV In Company e o Instituto Unibanco acabam de disponibilizar a formação “Gestão Escolar na Prática: Dimensão Pedagógica”. Alinhada às demandas apontadas pela BNC Diretor e às necessidades do dia a dia dos profissionais de educação, a iniciativa é gratuita, autoinstrucional e tem como objetivo contribuir para o avanço da qualidade da educação no Brasil por meio do desenvolvimento profissional daqueles que já atuam ou desejam atuar como diretores de escolas de educação básica.
Segundo Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, pretende-se, com a formação, apoiar no desenvolvimento da gestão orientada para o avanço contínuo da educação, com foco na promoção da aprendizagem dos estudantes, com qualidade e equidade para todos. “Já há evidências robustas de estudos nacionais e internacionais que comprovam a importância da gestão escolar para o aumento da aprendizagem dos estudantes. Depois dos professores, os profissionais que mais impactam o desempenho dos estudantes são os diretores de escola”, afirma.
Além desta etapa, o programa formativo contará com outros três cursos, dedicados às dimensões Político-Institucional; Administrativo-Financeira; e Pessoal e Relacional. Cada formação online terá duração de 48 horas, envolvendo uma estimativa de seis semanas de dedicação aos estudos, e conta com recursos multimídias versáteis como videoaulas, podcasts e material de leitura digital – enfocando principalmente conteúdos de apoio para implementação prática de ações. A expectativa é que todos os cursos, completamente assíncronos e autoinstrucionais, estejam disponíveis na plataforma até outubro deste ano.
Segundo Andressa Buss, coordenadora acadêmica do programa, “ele é resultado de um processo de quase dois anos de intenso trabalho, com escuta de diretores de escolas sobre os principais desafios da função, sobre metodologias e materiais de estudo de preferência. Também envolveu a realização de turmas-piloto, para que se pudesse testar e ajustar o que o foi produzido antes de disponibilizar para o público em geral. Houve todo um zelo para que a solução desenvolvida fizesse sentido para os profissionais que já atuam ou desejam atuar na área, contribuindo assim com a melhoria do sistema educacional como um todo, com reflexos diretos na qualidade do ensino. Como o próprio nome diz, seu foco é a “Gestão Escolar na Prática”.
Para José Henrique Paim, diretor da FGV DGPE, “A formação continuada de diretores de escola é fundamental para garantir a qualidade e a eficácia da gestão escolar. A FGV DGPE acredita que a educação é um campo dinâmico, sujeito a constantes mudanças e inovações. Portanto, os diretores precisam estar sempre atualizados com as melhores práticas. Nosso Programa proporciona a esses profissionais a oportunidade de desenvolver competências e habilidades essenciais para atuação na área”.
Ao final de cada etapa, os participantes receberão certificado de conclusão, comprovando as horas cumpridas e conteúdos trabalhados na formação.
O Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública por meio do aprimoramento da gestão educacional. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Tem como valores: acelerar transformações, conectar ideias, valorizar a diversidade e ser orientado por evidências. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.
O FGV In Company
O FGV In Company é a unidade da FGV Educação Executiva que se dedica a elaborar soluções customizadas para a educação corporativa. O FGV In Company articula toda a capacidade do terceiro maior Think Tank do mundo, em parceria com as escolas e mais de 90 centros de pesquisa da FGV, para ajudar organizações a formar líderes para enfrentar os desafios e a complexidade do futuro. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de educação corporativa, a unidade entrega soluções que respondem aos desafios estratégicos das organizações, geram competitividade e alavancam a performance dos colaborados.
A FGV DGPE
A Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) tem como objetivo contribuir para o desenho e apoio à implementação de políticas públicas e promover a melhoria da gestão governamental, reforçando a missão da Fundação Getulio Vargas. Sua missão é promover o desenvolvimento de políticas públicas por meio de soluções para impactar positivamente os índices sociais e tornar-se referência no desenho e implementação de políticas públicas para os grandes desafios brasileiros.
As inscrições devem ser realizadas neste link.
Leia também