Hackathon Digitalizados 2024: colaboradores da FGV são premiados por apresentação de projetos
A premiação aconteceu na segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, e os participantes são os colaboradores da FGV que realizaram o programa Digitalizados durante o período de três anos.

Na última segunda-feira (16), a Fundação Getulio Vargas realizou a premiação do projeto Hackathon Digitalizados FGV. A premiação visa reconhecer os colaboradores que desenvolveram os melhores projetos de inovação para a solução de problemas do dia a dia de trabalho. Esses projetos utilizam ferramentas para as quais o programa Digitalizados fornece treinamento.
O Digitalizados é uma iniciativa da FGV para todos os seus colaboradores, e a premiação dos vencedores, realizada na Sede da Fundação, no Rio de Janeiro, contou com a presença de Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da instituição.
Os participantes são os colaboradores da FGV que realizaram o programa Digitalizados durante o período de três anos, concluindo Trilhas Microsoft ou alguma das demais soluções educacionais disponibilizadas.
Na ocasião, foram entregues brindes às três equipes vencedoras, além de vouchers para o recebimento de notebooks Dell por cada um dos representantes da equipe que conquistou o primeiro lugar na iniciativa.
Cada equipe apresentou um projeto desenvolvido a partir do programa e da vivência de “dores” específicas nas suas diferentes áreas de atuação. São eles:
1º lugar: Indicadores de qualidade dos terceirizados
Equipe
- Adriana de Almeida Corrêa – coordenadora de Design (SOL/FGV IDE)
- Daiane Oliveira da Silva – assistente de Coordenação (SOL/FGV IDE)
- Everson Melo dos Santos – diagramador (SOL/FGV IDE)
- Fábio Xisto Duarte – designer (SOL/FGV IDE)
- Marcelo Pereira Rodrigues de Andrade – webdesigner (SOL/FGV IDE)
Detalhes do projeto
Este projeto apresenta um método de avaliação do trabalho de uma equipe externa de prestadores de serviço. A partir de um Forms, o colaborador interno pode avaliar o prestador externo com base em indicadores de qualidade. Os dados dessa avaliação são salvos em uma planilha e, posteriormente, convertidos em um dashboard com diversas informações úteis para a gestão.
2º lugar: Chat FGV – ChatGPT privado no Teams
Equipe
- Fernanda da Silva Ferreira dos Santos – Superintendente de Sistemas Corporativos e Financeiros (FGV DTI)
- Júlio César Chaves – Gerente de Infraestrutura para Pesquisa (FGV DTI)
- Felipe Domingues Vinhas – Arquiteto de Soluções (FGV DTI)
- Suemi Higuchi – Professora (FGV CPDOC)
- Gustavo Sanches Costa – Estagiário (Superintendência de Planejamento Estratégico)
Detalhes do projeto
Este projeto tem como objetivo a implementação de uma solução de ChatGPT privado integrado ao Teams, visando democratizar o acesso a dados complexos por meio de linguagem natural. A iniciativa permite que usuários façam perguntas intuitivas a dois acervos específicos: o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB) e os dados do Censo do IBGE. A proposta combina inovação disruptiva em inteligência artificial generativa com uma abordagem incremental de integração, simplificando a pesquisa, agilizando testes de hipóteses e reduzindo a dependência de equipes técnicas para manipulação de dados.
3º lugar: Sobrenome FGV
Equipe
- Fernando Costa Bizerril (FGV DRH)
- Luana Tais Celestrino (Diretoria de Núcleos/FGV IDE)
- Maria de Fátima Rodrigues Pais Lopes (DGE/FGV IDE)
- Vitor Araújo de Oliveira (PCI/ FGV IDE)
- Viviane Leite Lucas de Azevedo (DAPO/ FGV IDE)
Detalhes do projeto
Este projeto visa descomplicar o processo de concessão de bolsas de estudo em cursos da FGV para colaboradores da instituição. Por meio da ferramenta PowerApp Pro, esse processo será automatizado, e a solução será disponibilizada via Teams. Dessa forma, mais colaboradores poderão realizar o sonho de ter o “sobrenome FGV”.
Depoimento
A equipe vencedora, formada por Adriana de Almeida, Daiane Oliveira da Silva,
Everson Melo dos Santos, Fábio Xisto Duarte e Marcelo Pereira Rodrigues de Andrade, criou um projeto para atender à necessidade de avaliar os serviços realizados por terceiros. Segundo eles, o projeto forneceu conhecimento para criação da iniciativa inovadora: “É com grande entusiasmo que celebramos a conquista do primeiro lugar no Hackathon Digitalizados da FGV com o nosso projeto Indicadores da Qualidade dos Terceirizados! Esse reconhecimento só foi possível graças ao inestimável apoio da FGV e aos conhecimentos adquiridos nos cursos do programa Digitalizados. O nosso projeto nasceu da necessidade de avaliar, de forma objetiva e eficiente, a qualidade dos serviços prestados por terceiros. Com dedicação e trabalho em equipe, desenvolvemos uma solução prática e inovadora. A iniciativa envolve um processo estruturado com o uso de formulários no Microsoft Forms, critérios ponderados elaborados coletivamente, e uma integração inteligente com o Power BI e o Power Automate. Essa integração não apenas facilita o fornecimento de feedback direto aos prestadores de serviço, mas também gera análises estratégicas e detalhadas para os gestores. Agradecemos imensamente a todos que participaram dessa jornada, contribuindo com ideias, sugestões e comprometimento. Essa conquista é de todos nós”.
Leia também