Hub de Inovação Pedagógica promove programa de formação para docentes da FGV

O Programa de Formação Docente construído pelo HIP FGV se dará no segundo semestre de 2024 por meio do projeto piloto “Ensino Participativo e Inovador: Princípios, Estratégias e Ferramentas”.
Institucional
17 Abril 2024
Hub de Inovação Pedagógica promove programa de formação para docentes da FGV

O Hub de Inovação Pedagógica da FGV convida os docentes da FGV a se inscreveram no Programa Piloto de Formação Docente do Hub de Inovação Pedagógica FGV. O curso será realizado no segundo semestre de 2024 com a temática "Ensino Participativo e Inovador: Princípios, Estratégias e Ferramentas".

Sobre o Hub de Inovação Pedagógica da FGV

O Hub de Inovação Pedagógica da Fundação Getulio Vargas (HIP FGV), constituído por 34 integrantes de mais de 15 unidades da Fundação, localizadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), tem como objetivo estabelecer um ambiente de fomento ao ensino de ponta e ao aprimoramento das técnicas e metodologias utilizadas em sala de aula nos diversos programas e cursos da Fundação.

O HIP FGV surgiu a partir do projeto “Desafios da Presidência” lançado em março de 2021, pela Presidência da instituição, que buscou envolver todas as suas unidades em uma reflexão sobre o futuro da Fundação.

“Ensino Participativo e Inovador: Princípios, Estratégias e Ferramentas”

O Programa de Formação Docente construído pelo HIP FGV se dará no segundo semestre de 2024 por meio do projeto piloto “Ensino Participativo e Inovador: Princípios, Estratégias e Ferramentas”. Essa primeira edição do curso busca consolidar uma cultura de valorização de espaços de reflexão sobre a prática docente entre unidades da FGV e promover o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas para o protagonismo dos(as) estudantes e para a inovação em sala de aula. Ao final do curso, caso os critérios sejam atendidos pelos participantes, será entregue o Certificado de Conclusão do Curso e o Selo de “Inovação na Docência 2024”.

O curso terá carga horária de 35 (trinta e cinco) horas e será organizado em sete encontros síncronos de três horas cada, sendo seis deles virtuais e um presencial, de encerramento.

Há previsão de duas horas de atividades extraclasse por encontro. Os principais temas trabalhados no curso serão:

  • Princípios e fundamentos do ensino participativo e voltado para inovação pedagógica;
  • Estratégias de seleção de objetivos de aprendizagem e de métodos ativos adequados ao contexto;
  • Letramento digital docente e os desafios e potencialidades do uso da tecnologia em sala de aula;
  • Instrumentos avaliativos efetivos e diversificados para medir a aprendizagem;
  • A criação de um espaço encorajador e inclusivo em sala de aula para a mediação pedagógica;
  • Métodos para integração entre teoria e prática: aprendizagem por projetos, por problemas e pela experiência;
  • Os contornos e potenciais da inovação pedagógica e do futuro do ensino superior na FGV, no Brasil e no mundo.

As aulas serão conduzidas de maneira participativa, com o uso de diversas metodologias ativas, de modo que os(as) docentes terão oportunidade de vivenciar e praticar o que está sendo ensinado. A partir da vivência por meio de métodos ativos, os(as) participantes aprenderão novas estratégias pedagógicas e possibilidades de desenvolvimento de atividades inovadoras.

O público-alvo do curso são docentes de todas as unidades da FGV e o número de vagas será limitado a 30 participantes, tendo em vista que o curso visa a construção de comunidade e o protagonismo do(as) participantes.

  1. Certificado de Conclusão do Curso e Selo de “Inovação na Docência 2024”

As condicionantes para o recebimento do certificado são:

  • A entrega de uma proposta de programa de curso, com a indicação de objetivos gerais de aprendizagem, objetivos específicos para cada aula, métodos que serão utilizados, ferramentas de avaliação e preparação prévia (obrigatória e complementar). O programa deverá ser composto de no mínimo quatro aulas e deverá conter uma breve descrição sobre o contexto, o público-alvo a que se destina, principais desafios e potencialidades do curso. A escolha do tema é livre. É importante que a proposta de programa apresente: (i) alinhamento com os fundamentos do ensino participativo, (ii) coerência entre contexto, público-alvo, objetivos, métodos, ferramentas de avaliação e preparação prévia e (iii) criatividade e inovação.
     
  • Participação e engajamento, incluindo presença em ao menos cinco dos sete encontros, atenção aos debates e atividades, participação ativa das discussões e dinâmicas, contribuições para aprimorar o curso e para o fortalecimento das trocas no grupo.

Selo de “Inovação na Docência 2024”

Opcionalmente, os(as) participantes poderão enviar para divulgação no site e redes do HIP FGV, e para apresentação no II Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) organizado pelo HIP FGV:

Uma nota de ensino detalhada relatando uma experiência inovadora em sala de aula. Na nota de ensino deverão ser descritos os objetivos específicos de aprendizagem, um detalhamento do passo a passo da dinâmica, com a indicação do tempo, dos métodos e ferramentas a serem utilizadas, material de preparação pelo docente e cuidados necessários.

Material de apoio

Os(as) participantes do curso receberão materiais instrucionais elaborados pelo HIP FGV com o objetivo de auxiliar na construção de programas de curso e atividades didáticas com base nos fundamentos de um ensino participativo e inovador. Os(as) docentes também terão acesso a referências bibliográficas de base para as discussões dos encontros, assim como indicação de recursos audiovisuais.

Mentoria

Opcionalmente, durante o ano seguinte ao de realização do curso, os(as) participantes poderão contar com o acompanhamento e feedback sobre a sua prática docente por integrante do Hub na unidade. A mentoria inclui feedback específico sobre programa de curso, o acompanhamento da aplicação de uma dinâmica em sala de aula, e a realização de um encontro para discutir a forma de aplicação, os desafios encontrados, a avaliação da experiência e possíveis melhorias para aplicações futuras.

Critérios de Seleção

Os 30 participantes da primeira edição do curso serão escolhidos por Comitê de Seleção específico formado por integrantes do Hub. Para participar da seleção é necessário:

  • Inscrição no formulário (contendo, dentre outros, gênero, raça, tempo de casa [a quanto tempo é docente na FGV] e link do CV Lattes)

  • Carta de motivação de até uma página
  • Vídeo de até um minuto sobre sua visão pessoal a respeito da inovação pedagógica

Para realizar a seleção, o Comitê priorizará como critérios a diversidade de: escolas, unidades, cidades, perfil e experiência docente.

Cronograma

  • Prazo para inscrição: 8/04 a 10/05
  • Apresentação dos resultados: 31/05
  • Período do curso: 9/08 à 20/09 (sextas-feiras, das 9h às 12h)

Política de uso de dados pessoais

Para a inscrição e o processo de seleção, haverá a coleta e o tratamento de dados pessoais das(os) interessadas(os). Nesse sentido, para fins desse processo, “dados pessoais”, “tratamento de dados pessoais”, “base legal” e “eliminação” serão definidos de acordo com o significado disposto no art. 5º da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).

Para a execução do objeto deste Edital, alguns dos seus dados pessoais serão tratados (coletados, acessados, armazenados, dentre outras possíveis operações) estritamente para as finalidades aqui dispostas.

Para realização da inscrição no processo de seleção, serão solicitadas algumas informações, via a plataforma Microsoft Forms:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone de contato;
  • Titulação e instituição de origem;
  • Data de nascimento;
  • Estado de origem;
  • Informações continas nas respostas sobre motivação.

Precisamos dessas informações para identificar as(os) interessadas(os) e realizar a seleção, conforme este edital. Essas informações serão coletadas com base no consentimento da(o) interessada(o).

Além disso, também serão solicitados os dados pessoais sensíveis relacionados a:

  • Identidade de gênero;
  • Cor de pele/raça/etnia;
  • Ser ou não pessoa com deficiência.

Esses dados serão considerados um diferencial, para a realização do objetivo de proporcionar um espaço diverso de trocas a partir de diferentes perspectivas, realidades, e experiências dos(as) participantes. Para a coleta dessas informações, será solicitado o consentimento específico e em destaque das(os) titulares dos dados.

Tendo em vista que será utilizada uma plataforma terceira para a coleta dos dados pessoais acima indicados, para entender mais como a Microsoft conduz as questões de privacidade e proteção de dados pessoais, a(o) interessada(o) pode acessar a Política de Privacidade da Microsoft por meio do link.

As informações coletadas no momento da inscrição não serão compartilhadas com terceiros e/ou utilizadas para outros fins. O acesso a essas informações ficará restrito aos coordenadores e pesquisadores do HIP FGV envolvidos na organização deste edital.

A equipe responsável poder entrar em contato com o(a) interessado(a) por meio do endereço de e-mail informado no formulário de inscrição para comunicação sobre a aprovação no processo de seleção, bem como para demais comunicações pertinentes ao regular andamento da seleção. Apenas será utilizado esse contato para realização de atividades de marketing e/ou outras finalidades promocionais se houver autorização expressa da(o) titular.

Os dados pessoais coletados e tratados serão armazenados pelo tempo necessário para o cumprimento das finalidades aqui indicadas, sendo que, após a realização do processo seletivo, eles serão eliminados, caso a(o) candidata(o) não autorize a sua utilização para outras finalidades. Serão mantidos apenas dados agregados, sem identificação da(o) titular, para elaboração posterior de análise relacionada ao processo seletivo.

Dúvidas e contato

Caso a(o) titular/candidato(a) deseje entrar em contato com o HIP FGV, solicitamos que encaminhe um e-mail para hip@fgv.br.

Para realizar a sua inscrição, acesse o site.

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