IGP-M recua na primeira prévia do ano
O percentual do índice foi abaixo do registrado no mesmo período de apuração do mês de dezembro, cuja variação foi de 0,44%.

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE), registrou variação de 0,41%, na apuração referente ao primeiro decêndio de janeiro. O percentual foi abaixo do registrado no mesmo período de apuração do mês de dezembro, cuja variação foi de 0,44%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de 0,35% neste primeiro decêndio. No mesmo período do mês anterior, o índice havia variado 0,37%. A taxa de variação do índice referente a Bens Finais passou de 1,19% para 0,89% e o subgrupo Alimentos Processados, cuja taxa passou de 1,75% para 0,44%, contribuiu para este movimento. O índice correspondente aos Bens Intermediários variou 0,23% ante 0,36% no mês anterior. A principal contribuição para este recuo partiu do subgrupo Combustíveis e Lubrificantes para a Produção, que passou de 0,57% para -0,51%.
Em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou a mesma variação do mês anterior: 0,73%. A principal contribuição em sentido ascendente partiu do grupo Alimentação, que variou de 0,94% para 1,56%. Nesta classe de despesa, vale destacar o comportamento do item ?alimentação fora?, cuja taxa passou de 0,45% para 0,91%. Já em sentido descendente, a principal influência partiu do grupo Transportes (1,11% para 0,42%). Nesta classe de despesa, a maior contribuição para este movimento partiu do item etanol (9,10% para 0,31%).
Para conferir o levantamento completo, clique aqui.
Leia também