Institucional

IGP-M tem alta em outubro, avalia FGV/IBRE

O IGP-M apresentou uma variação positiva de 0,28%, em outubro, registrando um acumulado de 2,05% em 2014. O indicador é composto pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Compartilhe:

O Índice Geral de Preços ? Mercado (IGP-M) apresentou uma variação positiva de 0,28%, em outubro, registrando um acumulado de 2,05% em 2014. Calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), o IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência e muito utilizado para os contratos de aluguel.

O indicador é composto pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Neste período, o IPC registrou uma variação de 0,46%, ante 0,42% em setembro. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação, o que impactou a alta do índice. A principal contribuição foi do grupo Alimentação, que saltou de 0,40% para 0,63%. Nesta classe de despesa, é importante citar o comportamento do item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de -6,85% para 2,36%.

Para mais informações sobre estes e outros índices, acesse o site do FGV/IBRE.