Iniciativa promove oficina de cinema em tempos de confinamento

Durante a oficina serão debatidos conceitos de cinema amador, filmes de arquivo e as produções realizadas em situação de confinamento. Após essa primeira etapa, os selecionados poderão realizar filmes em parceria com a equipe do FGV CPDOC
Ciências Sociais
06 Maio 2020
Iniciativa promove oficina de cinema em tempos de confinamento

O Núcleo de Audiovisual e Documentário da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) promove a oficina “Cinema em tempos de confinamento”. O programa, voltado para alunos de graduação e pós-graduação, consiste em quatro encontros virtuais nos dias 20, 21, 22 e 25 de maio, das 15h às 18h, com especialistas na área de cinema. Para participar, os interessados devem se inscrever até 11 de maio.

Durante a oficina serão debatidos conceitos de cinema amador, filmes de arquivo e as produções realizadas em situação de confinamento. Após essa primeira etapa, os selecionados poderão realizar filmes em parceria com a equipe do FGV CPDOC.

Após os encontros, que serão realizados por meio da plataforma Zoom, os participantes terão até 7 de junho para submeter um pré-roteiro dos filmes a serem produzidos. Uma comissão selecionará até três propostas para serem produzidos na segunda etapa da oficina.

O filme deverá ser baseado nos temas discutidos durante a oficina e seguir o modelo de roteiro que será disponibilizado aos participantes. Um dos objetivos do workshop é pensar como a atual situação de pandemia mundial é refletida e apreendida no cotidiano, por meio de uma produção imagética amadora.

Os participantes podem utilizar qualquer material de gravação que tiverem à sua disposição, tais como câmeras, celulares, gravadores ou materiais de arquivo. A proposta é exercitar a sensibilidade do olhar sobre o cotidiano, evidenciado pela limitação forçada da quarentena.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.