Matemática Aplicada

Jogos educativos no ensino da matemática: estudo brasileiro é destaque em conferência na Espanha

Com mais de 20 jogos desenvolvidos, o mestrando Tulio Konečný (FGV EMAp) expõe seu trabalho sobre o impacto dos jogos na aprendizagem em um evento internacional que reúne especialistas de todo o mundo.

Compartilhe:
Jogos educativos no ensino da matemática: estudo brasileiro é destaque em conferência na Espanha

A paixão por jogos educativos e pela matemática vai levar Tulio Koneçny, mestrando da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), à Espanha. O capixaba teve poster aceito no 19º International Technology, Education and Development Conference (Inted), que ocorrerá de 3 a 5 de março em Valência. Reconhecido como um dos principais congressos europeus voltados para educação e tecnologia, o Inted reúne pesquisadores de todo o mundo para apresentar e debater avanços na área.

Embora tenha participado de muitos eventos acadêmicos no Brasil, esta será a primeira vez que o mestrando em Matemática Aplicada e Ciência de Dados irá participar de um congresso internacional. “Essa será uma experiência enriquecedora para entender diferentes realidades e pensar em como adaptar essas ideias para o nosso contexto, especialmente na educação pública, que é onde atuo”, afirma.

O interesse de Túlio por jogos educativos vem desde a graduação, também concluída na FGV EMAp. Nesta época, ele chegou a desenvolver 17 jogos, que agora já somam 23. A meta, porém, é continuar expandindo esse repertório e chegar à marca de 50 jogos.

“A formação de excelência que a Escola proporciona fornece toda a base necessária para alcançar meus objetivos. Esta oportunidade de estar lá fora, apresentando nosso trabalho e conhecendo de perto as inovações da área, só foi possível graças ao suporte oferecido, tanto na graduação quanto no mestrado”, ressalta.

Além de apresentar suas contribuições teóricas na utilização de jogos como ferramenta de ensino, Tulio também foi convidado a expô-los em um estande exclusivo, no qual visitantes poderão conhecer na prática como eles funcionam. 

“A conferência não se limita apenas à apresentação de pesquisas. Ela também aborda a criação de materiais didáticos, organização de professores, desenvolvimento de livros e jogos, além do uso de tecnologias emergentes, como realidade aumentada, virtual e impressão 3D, aplicadas à educação”, explica.

Próximos passos

Além de criar os jogos, Tulio também se dedica a compreender o impacto deles na aprendizagem. Por isso, em seu mestrado ele busca mensurar como o uso dessa tecnologia influencia o aprendizado dos alunos. Em uma pesquisa inicial, ele acompanhou, durante cerca de um mês, alunos dos anos finais do fundamental e do ensino médio. Com os resultados consolidados, o mestrando agora irá expandir esse estudo para abranger todo o ano letivo desses alunos. 

Tulio também tem investido na produção de livros educativos sobre jogos e matemática. O livro de estreia, intitulado “Jogos Educativos em Matemática: uma proposta diferente para os ensinos fundamental e médio”, é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Matemática Aplicada. Ele pode ser baixado gratuitamente no site do autor: Matemática para Todos. Lá também estão disponíveis os jogos que ele criou, que são destinados a estudantes dos ensinos fundamental e médio.

O segundo e o terceiro livros do mestrando da FGV EMAp também já estão encaminhados, e são compilações de jogos – originais ou adaptações de clássicos – acompanhados de guias para professores, materiais complementares gratuitos e listas de exercícios para reforçar o aprendizado. 

“Outra novidade é que estamos desenvolvendo jogos que não são apenas educativos, ou seja, eles podem ser jogados também em casa, de forma independente. O aluno pode gostar do jogo e querer levá-lo para casa, jogando com a família, como se fosse um jogo tradicional”, finaliza.