Matemática Aplicada

Summer School on Data Science 2025: evento destaca tendências emergentes em Ciência de Dados

Durante quatro dias, especialistas dialogaram sobre temas relacionados ao universo dos dados.

Compartilhe:
Summer School on Data Science 2025: evento destaca tendências emergentes em Ciência de Dados

No último mês, a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) foi mais uma vez a casa de um importante evento sobre Ciência de Dados. O Summer School on Data Science discutiu temas como estatística, aprendizado de máquina, big data e inteligência artificial, sendo um espaço de networking e troca de aprendizados entre especialistas nacionais e internacionais da área.

A programação trouxe fundamentos teóricos e aplicações práticas, incluindo quatro minicursos sobre temas como Visualização de Dados, Graph Neural Networks,  Network Science  e Aprendizado de Máquina para observações da Terra, ministrados pelos pesquisadores Ana Tenório (FGV EMAp), Laura Rosa (WUR, Holanda),  Nivan Ferreira (UFPE) e Suzana Santos (UFABC).

Além disso, os participantes acompanharam 11 palestras plenárias com a presença dos especialistas renomados, Andrea Britto (Microsoft), Claudio Silva (NYU), Daniel Civitarese (IBM), Deisy Gysi (UFPR), Diego Galeano (UNA, Paraguay), Erickson Nascimento (UFMG), Eduardo Laber (PUC-RJ), Gilson Costa (UERJ), João Paulo Gomes (UFC), Luis Gustavo Nonato (USP) e Vicente Ordones (Rice University). 

Segundo Dário Oliveira, professor da FGV EMAp e um dos coordenadores do evento, as empresas produzem conhecimento e também possuem recursos financeiros, o que é competitivo à universidade, que sempre foi um celeiro de ideias e talentos. “Chamamos pessoas expoentes na área de ciência de dados para que os alunos consigam ter contato com o estado da arte na área e definam com melhor propriedade seus próprios projetos de pesquisa e expandam as fronteiras do próprio campo”, destacou Dário.

Conhecimento que repercute em pesquisas internacionais

Para Luis Gustavo Nonato, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), o evento já se tornou uma tradição, adquirindo, a cada edição, um corpo mais sólido e participações mais consistentes. Para ele, ao destacar a participação das empresas e da indústria foi um diferencial importante na edição de 2025. “Essa relação entre academia, serviços privados e governo irá se intensificar ainda mais com players entrando nesse cenário”, aponta.

A Microsoft Research, por exemplo, foi uma das iniciativas do mercado que marcaram presença no Summer School on Data Science. Andrea Britto, Senior Research Software Engineer da empresa, apresentou os modelos 3D de pacientes em tempo real, com transmissão para cirurgiões ou equipes de saúde de forma remota. “Esse projeto tem sido desenvolvido com hospitais da Escócia e em Gana, tendo conseguido promover um acesso maior à saúde, especialmente no continente africano, com menos alcance à medicina especializada”, afirma a palestrante.

Palavra dos participantes

Josue Malla, acadêmico da Universidad Técnica de Machala (Equador), pretende aplicar os conhecimentos adquiridos no evento em sua própria pesquisa, que desenvolve aplicações em inteligência de negócios e análise de dados. “Acredito que esse evento foi também uma oportunidade de conhecer outras culturas e idiomas, além de tornar o meu país e a minha universidade conhecidos em encontros internacionais como este”, disse Malla. 

Aluno da FGV EMAp, Kauan Kevem está de férias, mas aproveitou a oportunidade de complementar seus conhecimentos no Summer School: “É muito bom participar de eventos assim, já que consigo ficar mais atualizado sobre as oportunidades e iniciativas que posso ter nesta área”.

Projeções para o futuro

Com o sucesso da edição de 2025, a FGV EMAp já projeta novas iniciativas para consolidar ainda mais o papel da Ciência de Dados como área central e estratégica para o avanço tecnológico e social. Eventos como o Summer School reafirmam o compromisso da Escola em formar profissionais de alto nível e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento em um ambiente de aprendizado dinâmico, colaborativo e inovador.

O evento foi organizado pelos professores da FGV EMAp Alberto Paccanaro, Dário Oliveira, Diego Mesquita e Jorge Poco e teve apoio da Air Force Office of Scientific Research - United States Air Force e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.