Lançamento do livro Brazil in Transition acontece hoje no RJ
A obra analisa, por meio de um arcabouço teórico inovador, o papel exercido pelas crenças, liderança e instituições em momentos críticos de transição para o desenvolvimento sustentável.

Como países fazem transições para o desenvolvimento? Responder a essa pergunta é o propósito do livro ?Brazil in Transition: Beliefs, Leadership, and Institutional Change?, que será lançado nesta quarta-feira, dia 29 de junho, às 17h, no Rio de Janeiro. A publicação é assinada por Carlos Pereira, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), além dos especialistas Lee J. Alston, Marcus André Melo e Bernardo Mueller.
A obra analisa, por meio de um arcabouço teórico inovador, o papel exercido pelas crenças, liderança e instituições em momentos críticos de transição para o desenvolvimento sustentável.
Os autores investigam 50 anos da história brasileira e mostram como as crenças dominantes de inclusão social e equilíbrio macroeconômico geraram instituições capazes de alterar políticas econômicas e sociais. Nesse processo, crescimento econômico e inflação se tornaram mais estáveis, as instituições de controle e accountability se fortaleceram, o jogo político se tornou mais aberto, competitivo e responsivo, e pobreza e desigualdade declinaram.
Essa análise das últimas cinco décadas explica ainda que apesar de essas mudanças acarretarem grandes transformações econômicas e sociais, o processo não tem sido linear. Grandes distorções e ineficiências são geradas por esse mesmo processo de desenvolvimento. O livro demonstra ainda como a dinâmica de crenças e instituições geram condições para que janelas de oportunidade possam ser aproveitadas por lideranças políticas em busca de uma sociedade mais aberta e baseada no estado de direito.
Entre altos e baixos na economia, o livro busca mostrar também como o Brasil se tornou uma potência emergente, com a sexta maior economia do mundo. Brazil in Transition demonstra como uma nação dinâmica pode rapidamente aproveitar janelas de oportunidade para se tornar uma sociedade mais igualitária, próspera e baseada em regras.
O lançamento será realizado na sede da FGV, localizada na Praia de Botafogo, 190, 12º andar (auditório), no Rio de Janeiro.
Leia também