Livro ‘Favela: quarenta anos de transformações no Rio de Janeiro’ ganha versão em português

A obra, publicada originalmente em inglês pela Oxford University Press, trata do processo da sociabilidade no Rio de Janeiro de 1968 a 2008 quando a questão urbana assumiu centralidade para a compreensão e resolução dos problemas da cidade.
Institucional
20 Fevereiro 2020
Livro ‘Favela: quarenta anos de transformações no Rio de Janeiro’ ganha versão em português

A FGV Editora promove, no dia 4 de março, o lançamento do livro “Favela: quarenta anos de transformações no Rio de Janeiro”, da antropóloga Janice Perlman, uma das principais referências sobre a história das favelas cariocas há mais cinco décadas. O evento, que vai contar com a presença da autora num bate-papo com a jornalista Flávia Oliveira, o historiador Paulo Knauss e o economista Mauro Osorio será realizado na sede do Instituto Pereira Passos - IPP (Rua Gago Coutinho, 52. Laranjeiras, Rio de Janeiro), a partir das 18h.

Janice Perlman é reconhecida mundialmente por ser uma das primeiras estudiosas a viver em favelas do Rio de Janeiro durante a realização de pesquisa de campo. Seus livros, artigos e entrevistas são referência para todos interessados no tema. Seu primeiro livro, publicado no Brasil como O mito da marginalidade: favelas e política no Rio de Janeiro (Editora Paz e Terra, 1977) é um ponto de referência para acadêmicos, ONGs, autoridades e agências internacionais.

Trinta anos depois, ela voltou ao Rio para realizar uma pesquisa longitudinal, seguindo as trajetórias de vida dos entrevistados originais, além de seus filhos e netos. Favela: quarenta anos de transformações no Rio de Janeiro, relata os resultados desse estudo intergeracional e narra as vidas e os destinos de centenas de residentes de favelas encontrados em seu livro seminal.

A obra, publicada originalmente em inglês pela Oxford University Press, trata do processo da sociabilidade no Rio de Janeiro de 1968 a 2008 quando a questão urbana assumiu centralidade para a compreensão e resolução dos problemas da cidade. Nesse período, as simbologias morro/asfalto; centro/periferia, e a cidade partida englobando todas essas, tornaram-se uma espécie de enigma da esfinge, desafiando todos nós a decifrá-lo ou sermos devorados pelas nossas contradições urbanas.

Categorias como violência urbana, marginalidade, associativismo, trajetórias individuais e familiares são elementos que fornecem um quadro rico e complexo que se torna uma referência importante a quem quiser estudar a própria cidade do Rio de Janeiro, e não apenas as suas favelas.

O livro apoia, com as informações coletadas ao longo do tempo, os amplos movimentos que refletem a “cidade que queremos” e a publicação se dará num momento de extrema importância e de oportunidades para influenciar o debate atual. 

A obra dá voz às pessoas e comunidades marginalizadas, mas também o faz com autoridade acadêmica. Esse livro é o segundo volume da Trilogia Favela. A autora já está escrevendo o livro final, baseado na sua pesquisa realizada entre 2015 e 2019.

Janice Perlman foi professora titular de Planejamento Urbano e Regional na Universidade da Califórnia, Berkeley e desde então dá aulas em diversas universidades pelo mundo. A autora ganhou os prêmios Guggenheim e Fulbright, entre outros. Ela possui um PhD em Ciências Políticas e Estudos Urbanos pelo MIT.

“Favela: quarenta anos de transformações no Rio de Janeiro” será publicada inicialmente em formato digital. Durante o evento de lançamento, a FGV Editora vai distribuir códigos promocionais para aquisição do ebook em seu site.