‘Mulheres na História’ é tema de nova edição da Oficina de Produção Audiovisual
Ciências Sociais
17 Julho 2018

‘Mulheres na História’ é tema de nova edição da Oficina de Produção Audiovisual

O Núcleo de Audiovisual e Documentário da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) dá início ao processo de seleção de alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação interessados na realização de documentários de curta-metragem (até 15 minutos) sobre a temática “Mulheres na História”. A proposta é que as produções tenham como ponto de partida o acervo fotográfico dos arquivos pessoais do FGV CPDOC ou as entrevistas do Programa de História Oral. Os interessados devem enviar seus anteprojetos até 31 de julho.

A comissão organizadora vai selecionar até 15 candidatos que serão chamados para participar de uma oficina com duração de cinco dias, entre 24 e 28 de setembro de 2018, das 10h às 18h na Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).

Na oficina, os alunos vão participar de palestras com professores, técnicos e documentaristas e irão receber orientações de como pesquisar no acervo do FGV CPDOC. Documentos textuais (manuscritos e impressos), audiovisuais (fotografias, charges, caricaturas e vídeos) e entrevistas de história oral que compõem o acervo poderão ser utilizados para complementar a proposta inicial do documentário. Após a realização dessa primeira oficina, os participantes terão até 15 de outubro para enviar os roteiros. Quatro trabalhos serão selecionados para um segundo encontro, que será realizado entre 5 e 9 de novembro, quando os participantes serão divididos em grupos para editar os filmes no Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC.

O acervo do FGV CPDOC reúne duas centenas de arquivos de pessoas públicas de atuação destacada no cenário nacional, além de alguns poucos arquivos de partidos políticos, que constituem preciosas fontes para pesquisadores nacionais e estrangeiros interessados na história contemporânea brasileira e áreas afins. As fotografias que compõem o acervo estão disponibilizadas online. Já o acervo de história oral possui mais de 1.000 entrevistas, com grande parte delas disponível para consulta no portal.

Para mais informações sobre a Oficina de Produção Audiovisual, acesse o site.